Home > Dicas

6 dicas para encontrar o filme, série ou programa ideal na Netflix

Não gaste horas procurando, mas assistindo os conteúdos

Ben Patterson, da Tech Hive (EUA)

30/06/2019 às 15h35

Foto: Shutterstock

A Netflix oferece milhares de de vídeos, considerando seu modesto preço mensal, mas escolher apenas o programa de TV ou o filme certo em uma determinada noite não é a experiência tão fácil ou agradável.

De fato, a movimentada interface Netflix frequentemente faz as mesmas recomendações, deixando a falsa impressão de que, em vez de ter milhares de vídeos para escolher, você tem apenas algumas dúzias. No entanto, você pode mergulhar fundo na coleção de filmes e episódios de TV da Netflix, cortar e dividir suas categorias para identificar o vídeo perfeito no momento. Você também pode ajudar a Netflix a adivinhar o que você mais gosta. Finalmente, você pode facilmente salvar suas escolhas para mais tarde, facilitando o lançamento de um filme favorito com um mínimo de barulho.

Como a interface da Netflix varia muito de um dispositivo para outro, concentramos nossas dicas na versão para desktop da Netflix e, além disso, achamos que você terá mais sucesso aprimorando os excelentes vídeos da Netflix em um desktop, em vez de mexer com um controle remoto Apple TV ou seu smartphone. Também mostraremos como adicionar vídeos favoritos a uma lista de fácil acesso em outras versões do aplicativo Netflix.

Filtros por gênero

Todos nós conhecemos a sensação de se deslocar sem rumo através de uma categoria da Netflix até a outra, de Realities e Dramas para Thrillers e Suspenses. Se você preferir não apenas navegar passivamente pelas categorias que a Netflix escolhe para servir, há uma maneira fácil de fazer isso.

Primeiro, clique em Programas de TV ou Filmes na parte superior da página inicial da Netflix. Depois que você fizer isso, um menu suspenso de gêneros irá aparecer. Clique nele para revelar uma seleção de cerca de 20 gêneros diferentes, de Ação e Documentários para Filmes, Anime e Stand-Up & Talk Shows.

Procure mais categorias refinadas

Navegar nos gêneros da Netflix é um bom primeiro passo para encontrar o vídeo perfeito, mas as categorias listadas no menu de gêneros são muito mais amplas do que as coleções fatiadas e cortadas listadas na interface principal da Netflix. E se você estiver com disposição para, digamos, um filme de espionagem, um faroeste, um musical clássico ou um drama esportivo? Há uma maneira de escolher entre dezenas de categorias de nicho da Netflix, mas isso exige um pouco de trabalho.

No seu computador, acesse o site Netflix-Codes.com. Não, não estamos falando de códigos de desconto aqui. Em vez disso, o site lista dezenas de códigos que você pode colar em um URL da Netflix. Basta inserir o código (ou, ainda mais fácil, clicar com o botão direito do mouse no código da página) para saltar qualquer número de categorias específicas da Netflix. É uma ótima maneira de descobrir algumas das jóias escondidas da Netflix.

Filtros por ano ou classificação

A grande maioria dos programas e filmes que aparecem na página inicial da Netflix vêm dos últimos cinco anos. Se você quiser ver algo dos anos 90 ou anterior, precisará pesquisar. E enquanto você pode classificar as listagens da Netflix por ano a partir da interface Netflix para desktop (clique em programas de TV ou filmes, clique no ícone de grade no canto superior direito e selecione Ano de lançamento na lista suspensa), você precisará rolar para passar os anos 2010 - e não, você não pode inverter a classificação por ano.

No seu PC, abra InstantWatcher.com, um site que permite filtrar vídeos da Netflix por ano ou classificação. Clique em Pesquisar na página inicial e use os controles deslizantes para filtrar programas de TV e filmes no ano em que foram lançados (um gráfico de barras revela de maneira dramática o quanto os vídeos da Netflix são ponderados em relação aos lançamentos recentes), sua classificação média na Netflix classificação, número de votos do IMDb e tempo de execução.

Abaixo dos controles deslizantes, você encontrará uma série de caixas de seleção que oferecem ainda mais opções de filtragem. Você pode filtrar por classificação (MPAA ou TV), por exemplo, ou ver uma lista de vídeos marcados como Escolha da Crítica ou Recentes do New York Times, de acordo com o Rotten Tomatoes.

Avalie quantos vídeos você conseguir

A Netflix pode ter algumas ideias estranhas sobre os vídeos que acha que você quer assistir, mas pode ajudar a impulsionar seus algoritmos na direção certa.

Sempre que possível, não se esqueça de clicar em uma das duas miniaturas na página de título de um vídeo da Netflix, para cima ou para baixo (um sistema de classificações muito mais fácil do que a antiga escala de cinco estrelas). Quanto mais filmes e programas de TV você avaliar, melhores serão as recomendações da Netflix. Não tenha medo de avaliar um vídeo que você não viu.

Você também pode analisar todas as suas avaliações anteriores, o que é útil se você mudou de ideia sobre um determinado título. Basta passar o mouse sobre o ícone do seu perfil no canto superior direito da página inicial da Netflix, clicar em Conta e clicar em Classificações, no cabeçalho Meu perfil. Uma vez lá, você pode clicar em um polegar para alterar uma classificação antiga ou clicar no "X" para limpar completamente a classificação.

Encontre filmes relacionados

Uma das maneiras mais fáceis de encontrar um filme ou um programa de TV que você gosta é verificando os vídeos relacionados dos seus favoritos. Contudo, dependendo da sua plataforma, a Netflix faz um trabalho inadequado ao recomendar filmes e programas com base nos vídeos que você está navegando.

A Netflix na minha Apple TV, por exemplo, não exibe vídeos relacionados, enquanto o aplicativo Netflix para iOS tem uma seção Mais Como Isso, posicionada de forma destacada na página de título de um vídeo. Se seu aplicativo Netflix escolhido não exibir vídeos relacionados, basta acessar a Netflix em sua área de trabalho, passar o mouse sobre um título, clicar na seta para baixo que aparece na parte inferior e clicar em Mais Como Isso.

Redescubra sua lista

Então, você encontrou alguns vídeos do Netflix que você está morrendo de vontade de assistir. O que agora? Bem, aqueles de nós que eram assinantes leais do Netflix por e-mail vão se lembrar da fila da Netflix, um lugar onde cuidadosamente selecionamos a lista de partituras ou centenas de filmes e programas que queríamos assistir.

Quando começou sua lenta mudança dos DVDs para o streaming, a Netflix aparentemente se cansou desse recurso e renomeou a função como Minha Lista, misturando-a em uma fila difícil de encontrar na interface principal. Felizmente, essa lista recuperou o gosto, e agora você pode encontrá-la em posição de destaque no topo da interface Netflix para desktop e na maioria das outras plataformas, o que é útil para acessar rapidamente os vídeos marcados para mais tarde.

Em um desktop, você pode reordenar sua lista, como nos velhos tempos. Basta clicar em um título e arrastá-lo para cima ou para baixo. Você também pode clicar em Mover para o topo para pular uma seleção para o topo da sua lista. Outro recurso bacana do Minha Lista para Desktop é que ele registra quais vídeos salvos estão prestes a desaparecer da seleção sempre em rotação da Netflix, por isso não se esqueça de verificar com frequência antes que o filme favorito seja direcionado a um concorrente da Netflix.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail