Home > Dicas

6 maneiras de ganhar tempo no Mac com o uso da tecla Tab

Botão pode facilitar muito a sua vida ao utilizar os computadores da Apple; lista de funções inclui navegação com teclado e troca de aplicativos no Exposé

Macworld / EUA

05/07/2011 às 11h14

Foto:

A tecla Tab pode ir muito além de ajustar aberturas de parágrafo em um processador de texto: ela tem alguns truques na manga. E todos eles funcionam no sistema Snow Leopard e também devem funcionar no ainda inédito Lion.

1. Selecione itens em ordem alfabética nas janelas do Finder
Nas janelas do Finder, com exceção da visualização Column (Coluna), apertar a tecla Tab seleciona o arquivo a seguir em ordem alfabética. Você pode não ter notado isso porque muitas janelas já são arranjadas em ordem alfabética, por isso parece que a Tab apenas seleciona o “próximo” arquivo.

Mas é possível arranjar os conteúdos da janela por Tamanho, Tipo, Data e por aí vai, ao clicar em um cabeçalho da coluna ou escolher a partir de View, submenu Arrange (pode ser uma boa ideia, por exemplo, arranjar sua pasta Downloads por data de modificação).

Não importa como os conteúdos da janela são dispostos, você sempre pode acessar o próximo item alfabético ao apertar Tab, com a combinação Shift+Tab selecionando o arquivo anterior em ordem alfabética. 

2. Navegue com o seu teclado
Se você gosta de manter suas mãos no teclado, pode usar a tecla Tab para ir de um elemento da janela (botões, menus pop-up, campos de texto, entre outros) para outro. Mas quando você liga essa configuração, normalmente vai se encontrar apertando Tab em todos os controles de todas as janelas, perdendo mais tempo em vez de economizar. Fazer isso com todos os elementos de uma caixa de diálogo pode ser cansativo.

Então, ligue e desligue esse recurso sempre que necessário sem viagens repetidas ao painel de preferências ao habilitar o atalho Change The Way Tab Moves Focus (Mudar a Maneira como a Tab Move o Foco). Nas preferências de sistema, abra o painel Keyboard (teclado) e clique na aba Keyboard Shortcuts (atalhos de teclado). Selecione Keyboard & Text Input (Entrada de Teclado e Texto) na lista à esquerda; na direita marque a opção  Change the Way Tab Moves Focus.

Para mudar o atalho padrão, dê um clique duplo no existente e aperte um novo combo. Control+Shift+Tab –, por exemplo, é fácil de lembrar porque controla a maneira que você altera.

teclatab01.jpg

Use um atalho de teclado para mudar a maneira como a tecla Tab te ajuda a navegar

3. Explore todas as partes de uma janela do Safari
É fácil navegar sem mouse pelo Safari 5 no Snow Leopard. Quando você tem as preferências de Atalhos de Teclado configuradas para o padrão Text Boxes And Lists Only (Caixas de Texto e Listas Apenas), apertar a Tab te leva do campo de preenchimento para o campo de busca, e por qualquer local de preenchimento em uma página da web.

O Safari também possui suas próprias configurações para usar a Tab para outros elementos que não sejam esses campos. Vá até Safari, Preferences, clique na aba Advanced e selecione a opção Press Tab To HighLight Each Item On a Webpage (Aperte Tab para Destacar Todo Item em uma Página na Web). Apesar de essa opção ser eficiente, porque seleciona itens clicáveis como botões que você pode acionar ao apertar Return, ela não te permite acessar elementos de janelas do Safari: botões da barra de ferramentas, a barra de Bookmarks, ou suas abas.

Esqueça as preferências do Safari e volte para a opção Preferências de Teclado do OS X. Lá, acione a opção All Controls (Todos os Controles) para a tecla Tab. Com isso feito, ative primeiro o campo de preenchimento do Safari (Command+L) ou o campo de busca (Command+Option+F) para focar a atenção na barra de títulos. Então pressione Tab ou Shift+Tab para mover entre itens na barra de ferramentas, de Bookmarks e do Tab.

Quando um item é selecionado, aperte a barra de espaço para ativá-lo. Quando um menu é ativado - como um para a pasta de bookmarks, ou o símbolo More (>>) para bookmarks extras ou abas - , pressione a barra de espaço para abri-lo, use as teclas direcionais para destacar um item e aperte Return para escolhê-lo. Pressionar a barra de espaço fecha um menu sem selecionar nada.

4. Troque aplicativos no Exposé
Quando você aciona o recurso Application Windows do Exposé no Snow Leopard (F10 ou Fn+F10 por padrão), visualiza todas as janelas do seu aplicativo atual – uma ótima maneira de superar o problema de ir para uma janela específica em uma tela lotada.

Se você quer visualizar janelas para outro aplicativo aberto, aperte Tab enquanto as janelas do app atual são mostradas. O Dock aparece com o próximo aplicativo aberto destacado em relação ao fundo escurecido do Exposé e suas janelas exibidas.

Continue apertando Tab para ir para outras aplicações. Como é usual, a combinação Shift+Tab te leva para a direção oposta. Você pode fazer esse programa mudar mesmo que já tenha começado com a opção All Windows Exposé (F9 ou Fn+F9 por padrão): apertar Tab muda para o modo Application Windows e te leva para o próximo aplicativo. Para mudar para um aplicativo exibido, clique em uma de suas janelas (ou selecione uma com as teclas direcionais e aperte Return (Enter).

teclatab02.jpg

Quando o Exposé está aberto, apertar Tab abre o Dock, destaca seu próximo app aberto e mostra todas as janelas

5. Mude um nível de tópico no modo Outline
Tanto o Microsoft Word quanto o Pages’09 fornecem uma visualização Outline que te permite quebrar seu longo documento em tópicos de vários níveis fáceis de serem revisados. Mas você não precisa aplicar um estilo de tópico no parágrafo para mudar o nível de um título: com o cursor de texto em qualquer lugar do cabeçalho (enquanto você está na visualização Outline), aperte Tab para colocá-lo em um tópico de nível mais baixo – Tópico 1 para Tópico 2, por exemplo. Já a combinação Shift+Tab faz com que ele suba de nível.

6. Esconda as paletas nos programas da Adobe
A abundância de paletas nos programas Photoshop, InDesign e Ilustrator, da Adobe, é uma maravilha em uma tela grande, mas pode ser um incômodo em uma tela de tamanho limitado de um notebook, onde elas tendem a bloquear partes da janela do documento, não importando como você tente diminui-los. Para uma visualização desobstruída de seu trabalho, "expulse" todas as paletas instantaneamente apertando a tecla Tab - apertá-la novamente irá trazê-las de volta (se estiver trabalhando em uma caixa de texto, aperte primeiro Esc, para que essa Tab não seja digitada em seu texto).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail