Home > Notícias

6 recursos essenciais para o iPad 3 revolucionar o mercado

Veja o que a próxima geração do tablet da Apple pode apresentar - ou melhorar - para preencher as lacunas deixadas pelo iPad 2

Tony Bradley, PC World / EUA

16/02/2012 às 18h36

Foto:

Sempre existe um grande número de rumores quando a Apple está próxima de lançar um produto ou serviço. E, dessa vez, todos os indicadores apontam para o que seria a próxima geração do tablet da empresa, que está sendo chamado de iPad 3 e tem lançamento aguardado para março.

Presumindo que os rumores estejam corretos e que o novo iPad seja certeza absoluta, a próxima dúvida que surge é a respeito de como serão as especificações do aparelho. Ele será uma evolução incremental como o iPad 2 em relação ao produto original ou a Apple irá apresentar um conceito completamente diferente, que poderá mudar o mercado de tablets? Separamos alguns recursos e capacidades que o próximo iPad deve ter para que ele seja revolucionário:

1. Retina Display
A tela do iPad 2 é ótima, porém ainda não é a  Retina Display (Tela Retina). Com uma resolução de 1024x768 pixels em uma tela de 9.7 polegadas, o iPad 2 possui 132 pixels por polegada (PPI, em inglês). Com 326 PPI, a Retina Display do iPhone 4 e do iPhone 4S é quase duas vezes melhor. 

Mesmo uma pequena melhora faria muita diferença. Imagens e textos em um Galaxy Tab 7.0 Plus - com resolução de 600x1024 e 169 PPI - ficam mais nítidas e claras do que em um iPad 2. Se o iPad 3 puder chegar próximo ou superar os 200 PPI, será uma melhora significativa. 

2. Câmera melhor
Foi muito interessante ver o iPad chegar no mercado com duas câmeras, tornando cada vez mais comum o hábito dos usuários tirarem fotos e gravarem vídeos com seus tablets. Porém, é preciso admitir que a câmera do aparelho é ruim, ao ponto que, às vezes, é melhor deixar de capturar o momento do que fazer isso na câmera do aparelho. 

É demais esperar que o iPad 3 inclua a tecnologia da Lytro (que permite arrumar o foco da imagem mesmo após a foto ter sido tirada) em sua câmera, que, de acordo com os rumores, deve aperecer no iPhone 5. No entanto, praticamente qualquer coisa seria melhor do que as câmeras do iPad 2: a traseira pode capturar vídeos em HD (alta definição), mas apenas em resolução 720p, enquanto que a frontal possui resolução VGA, comum aos equipamentos do fim dos anos 1990.

3. Exibição e gravação de conteúdos em 1080p
Combine esses dois primeiros tópicos e a soma será este terceiro, especialmente para aqueles que gostariam de utilizar o iPad tanto para consumir conteúdos multimídia assim como um meio para capturar momentos importantes. Seria muito interessante se os usuários pudessem executar e gravar vídeos em full HD. 

ipad2handson.jpg

Apesar de possuir duas câmeras como iPhone 4, os resultados são altamente frustrantes

 

4. Compatível com redes 4G / LTE
Conexão 3G é tão 2010 - e as especulações apontam que o novo tablet será compatível com redes 4G/LTE. Enquanto que essas conexões ainda não estão tão difundidas quanto sua irmã mais velha, não seria inteligente continuar desenvolvendo dispositivos que utilizam tecnologias desatualizadas ao invés de apostar no futuro. 

A velocidade de transmissão do 4G é significativamente maior do que o 3G, o que é importante para um dispositivo móvel desenvolvido para consumir dados. Pesquisas recentes apontam para velocidade de download de aproximadamente de 40Mbps para 4G, e com uma largura de banda em média cinco vezes mais rápida do que o 3G. O parte ruim é que o 4G consome muito bateria muito mais rápido, logo a Apple precisará aumentar essa capacidade para manter o mesmo rendimento, sem deixar o tablet pesado demais. 

5. Compatibilidade com o Siri
O assistente pessoal do iOS é extremamente útil em um smartphone, entretanto desde o lançamento do iPhone 4S aumentaram os rumores de que a próxima geração do iPad chegue com o Siri. Seria interessante poder pedir para o aparelho marcar um compromisso, buscar informações do clima ou exibir ações do mercado financeiro em um iPad, assim como acontece no iPhone. 

Na verdade, seria interessante se a Apple pudesse expandir as capacidades do Siri para integrá-lo mais com o iOS, permitindo que ele fosse responsável por mais funções, como tirar fotos, por exemplo. Melhor ainda, a empresa poderia permitir que o usuário designasse um aplicativo padrão para determinadas funções. Por exemplo, o usuário escolheria o Garmin StreetPilot como responsável por GPS e mapas, ou o WeatherBug como aplicação padrão para clima quando o Siri for perguntado a respeito de trajetos ou sobre o tempo.

sirilogo01.jpg

Assistente pessoal seria de grande ajuda no iPad para realizar diversos comandos de voz

 

6. iPad econômico
Desde que não afete o iPad 3 diretamente, a Apple poderia aquecer o mercado de tablets ainda mais ao oferecer algumas opções de preço mais competitivos. Quando o iPad 2 foi lançado, por exemplo, a companhia de Cupertino reduziu o preço do primeiro tablet, para que pudesse limpar seus estoques. 

É esperado que a Apple faça o mesmo com a segunda geração do dispositivo assim que a nova versão chegar ao mercado. No entanto, a Apple poderia baratear ainda mais, não apenas acabando com os estoques de iPads 2, mas também continuar oferecendo o aparelho com preço reduzido como se fosse um modelo “econômico” do tablet, da mesma forma que a empresa continuou produzindo o iPhone 4 como opção mais barata ao iPhone 4S. 

Há também os rumores que sugerem que a Apple estaria trabalhando em um modelo menor do produto, em torno de 7 ou 8 polegadas. Se a Apple aparecer com um dispositivo de 7 polegadas e com um preço competitivo abaixo de 300 dólares, a empresa pode vaporizar as vendas do rival Kindle Fire e apresentar um verdadeiro desafio para equipamentos como o PlayBoook, da RIM, e o Samsung Galaxy Tab, que possuem o mesmo preço do iPad em seu tamanho normal. 

Claro que existe a possibilidade de todos os rumores e especulações estarem errados e a Apple simplesmente não lançar o próximo iPad no começo deste ano. Não dá para saber - mas apenas cruzar os dedos e torcer para que essas capacidades estejam inclusas. 

Qual recurso, ferramenta ou novidade você gostaria de ver no iPad 3? E o que é preciso mudar nesse aparelho? Deixe seu comentário.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail