Home > Dicas

7 dicas para acelerar suas buscas no Mac

Combinações de teclas auxiliam usuário a economizar tempo e permitem iniciar a procura por termos de forma correta

Macworld / EUA

30/06/2010 às 12h08

Foto:

O Mac te dá diferentes maneiras de fazer a mesma coisa, para que você descubra a que mais agrada. Por exemplo, você pode usar um menu padrão ou contextua, ou ainda um comando de teclado para realizar a mesma ação. Mas saiba que os muitos jeitos de se usar a busca do Finder geram resultados diferentes, fornecendo pontos iniciais distintos em sua janela de busca. Conheça as diferenças e não perca tempo clicando nas opções desnecessárias.

Aperte Command+F para encontrar
Muitas pessoas automaticamente apertam Command+F  para iniciar uma busca, mas a janela que esse comando abre nem sempre é o melhor ponto de partida. Como com todas as buscas, você verá a barra Search, que te permite definir onde será realizada e qual o tipo da busca.

Além disso, você tem uma “criteria bar”, que te permite especificar critérios de busca como o tipo do arquivo ou sua data de criação ou modificação. A barra de critério começa com a configuração para encontrar tudo chamada Qualquer. Por isso, se não quiser critérios de busca, basta ignorá-la – mas ela está lá pronta e esperando para te ajudar a estreitar a busca, se precisar.

O ponto negativo de começar com Command+F, para a maioria das buscas, é que a barra Busca nesta janela ajusta seu tipo de busca para Conteúdo, não para Nome do Arquivo. Uma busca por Conteúdo olha dentro dos arquivos por uma ocorrência do seu termo de busca. Isso é ótimo quando você precisa, mas se está procurando por um nome de arquivo em vez disso, será mais fácil encontrá-lo com um comando diferente.

finder1.jpg

Dependendo de como iniciar sua busca, quase sempre verá a barra Search (1), que te permite definir a extensão de busca (a) e tipo de busca (b). Além disso, quase sempre verá a barra de critério (2), para refinar a sua procura


Use Command-Shift-F para encontrar pelo nome
Para buscas mais simples é interessante usar a busca por nome, ou ao menos parte do nome, em vez de seu conteúdo, utiliznado Command+Shift+F (também conhecido como comando Find By Name). Esse comando traz a janela Find pronta para buscar pelo nome de um arquivo. Infelizmente, a barra de critério não aparece automaticamente, por isso se você quer uma busca mais definida, tem de clicar no botão adicionar (+) do lado direito da barra de localização para conseguir uma.

Dica extra - Por padrão, a extensão de busca do Finder (onde o OS X verifica) está ajustada para Este Mac. Por isso, o OS X procura por todos os arquivos e pastas do seu Mac, com exceção daqueles excluídos das buscas. A segunda escolha, sempre na barra Search, é o diretório atual – aquele que você estava examinando na janela do Finder quando acionou o procedimento Find. Volumes compartilhados também podem ser listados na barra Search.

finder2.jpg

 A opção Use The Previous Search Scope está disponível apenas no Snow Leopard.

Se preferir, você pode alterar a extensão padrão para o diretório atual. Vá em Finder, Preferência, clique na aba Avançado e selecione Buscar na pasta atual no menu pop-up, ao realizar uma busca.  No Snow Leopard, o menu fornece uma terceira opção: Usar os Parâmetros da Busca Anterior, que ajusta o alcance para sua última escolha na busca anterior.

Pule o campo de busca
Existe um campo de busca no canto superior direito de toda janela Finder, mas por mais conveniente que isso possa parecer, ele fornece uma abordagem limitada. Quanto se ativa uma busca dessa maneira, você recebe uma busca pelos conteúdos menos comuns, como faz com Command+F, mas não obtém nem a barra de critério fornecida pelo comando. Uma vez que todas abordagens de busca descritas aqui ativam automaticamente o campo de busca, não há razão para usar esse método.

Command+Option+Barra de Espaço para a janela do Spotlight
Um dos aspectos negativos de se usar qualquer um dos métodos de busca mencionados até aqui é que sua janela atual do Finder se torna a janela de busca. Isso pode ser algo inesperado e irritante, se você usou sua janela atual para examinar suas pastas para alguma outra coisa. Apesar de ser possível apertar o botão Back da janela para voltar à pasta após realizar a busca, é muito fácil esquecer isso e simplesmente fechar a janela de busca sem querer quanto tiver terminado.

Se você quer sua janela principal deixada em paz, existe uma opção: aperte Command+Option+Barra de Espaço para abrir a janela do Spotlight. O setup da janela é esperto. Ele ajusta a extensão para Este Mac, não importa como seu alcance padrão esteja regulado nas preferências do Finder, e sua segunda oferta – uma vez que não existe “pasta atual” para uma nova janela  - é qualquer coisa que você tiver programado para suas novas janelas do Finder (vá em Finder, Preferências, clique no painel Geral e escolha um local no menu As novas janelas do Finder abrem).

Selecione Show All no menu do Spotlight
Se você está buscando por algo rápido e simples (seja um arquivo ou aplicativo), sua melhor opção normalmente é o menu Spotlight – e é possível usá-lo sem precisar mudar primeiro para o Finder. Abra o menu (e ative o campo Spotlight) com Command+Barra de Espaço, e digite o termo a ser procurado.

Quando sua busca resultar em itens demais para lista no menu, ou se você percebe que precisa definir mais parâmetros do que o permitido pela abordagem do menu, não é preciso começar de novo.

Clique em Show All no topo do menu Spotlight para abrir uma janela de busca do Finder com os resultados iniciais já listados. Os parâmetros de busca serão ajustados para Este Mac e Conteúdos; o termo digitado no campo do Spotlight estará no campo de busca da janela, selecionado para edição.

Mude sua opinião, mude sua busca
Você começa com Command+F para Find e então percebe que quer procurar pelo File Name. Ou vice-versa. Não é preciso recomeçar tudo. Desde que não tenha digitado nada no campo de busca, pressione o outro comando de teclado e os parâmetros de busca da janela são alterados.

Isso também funciona se você já começou com Command+Option+Barra de Espaço para uma nova janela de busca. Pressione Command+F ou Command+Shift+F para mudar para os parâmetros usados por esses comandos (não existe efeito vice-versa para isso, no entanto, uma vez que pressionar Command+Option+Barra de Espaço após começar com o comando Buscar ou Nome do Arquvio abre uma nova janela de busca).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail