Home > Dicas

7 dicas para digitar melhor no iPhone e no iPod

Saiba como acentuar as palavras, corrigir enganos rapidamente, ter um teclado maior, mover blocos de texto e muito mais

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

30/09/2009 às 14h37

Foto:

Muitos usuários quando compram um iPhone ou iPod touch estranham o teclado do aparelho, que não possui botões físicos tradicionais. Para inserir dados, só tocando na tela. Com o tempo, as pessoas se acostumam com essa interface. Mas como acentuar? Dá para ter um teclado maior? Como corrigir rapidamente? Confira dicas simples para resolver essas questões

1) Como acentuar palavras
Muita gente envia mensagens sem acentos feitas no iPhone porque não sabe como fazer a acentuação. Pois é muito simples. Basta tocar na letra que deve ser acentuada e manter o dedo nela. Surgirá uma lista de opções de acentuação. É só deslizar o dedo até a opção correta.

2) Caracteres especiais
O recurso de manter o botão pressionado também libera caracteres especiais ou mesmo sugere terminações para páginas da Internet. Ao digitar o endereço de um site, por exemplo, mantenha o botão .com pressionado para receber, rapidamente, opções como .org ou .br. Vai mandar uma mensagem em espanhol? É só segurar a interrogação para que ela apareça de cabeça para baixo.

3) Teclado maior
Para ter um teclado maior, basta girar o aparelho para a posição horizontal. Assim ele muda para o modo paisagem, com botões maiores e mais espaço entre eles.

tecladoiphone
Teclado com mais espaço: basta girar o aparelho

4) É só deslizar
Ao contrário da maioria dos teclados, o iPhone registra a informação de um botão quando você tira o dedo tecla (não quando você toca nele). Pode parecer estranho, mas se você pressionar uma tecla e perceber que é a errada, basta deslizar seu dedo até a opção correta.

5) Departamento de correção
O iPhone é bem “esperto”. Ele observa as letras próximas às que você digitou e é capaz de deduzir, com surpreendente precisão, o que você pretendia digitar. Isso significa que, ao perceber que pressionou uma tecla errada, você terá resultados melhores se continuar digitando do que se pressionar a tecla de retorno constantemente para apagar seus erros. Ele sugere, então, uma palavra. Para aceitar, basta tocar na tela. Se não quiser aceitar a palavra sugerida, clique no X.

6) Sacuda o iPhone para apagar

Caso você esteja digitando um e-mail ou uma mensagem de texto e cometa algum erro, é só agitar o aparelho para exibir da opção Desfazer Digitação. Chacoalhe  novamente e a opção Refazer Digitação será exibida.

7) Copiar e colar
Esperado recurso que veio com a versão 3.0 do sistema operacional do iPhone. Com ele, você pode pegar um trecho de um texto e inserir em outro programa, como no corpo de um e-mail ou em uma anotação. Para isso, basta tocar duas vezes em um palavra do texto. Ela ficará em azul e com umas bolinhas, que limitam a área a ser copiada. Para ampliá-la, é só arrastar a bolinha. Depois, toque em Copiar. Vá até o arquivo no qual deseja inserir o texto copiado, toque duas vezes na tela e pressione Colar. Pronto.

copiarcolar300

Copiar e colar: maneira fácil de mover blocos de texto

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail