Home > Dicas

7 dicas para resolver problemas no iOS 4

Lidar com a menor velocidade em um iPhone 3G e proteger seus dados são algumas das dificuldades do recém-lançado sistema; saiba como contorná-las

Macworld / EUA

05/07/2010 às 14h43

Foto:

Quando chega uma nova versão do sistema operacional, como aconteceu com o recém-lançado iOS 4, é comum os usuários encontrarem alguns problemas.

A maioria das questão não tem como foco bugs ou outros problemas de funcionamento. Em vez disso, eles envolvem descobrir como fazer um novo recurso funcionar como esperado.

Com isso em mente, reunimos algumas dicas de resolução de problemas que fornecem respostas para muitas perguntas que você pode estar se fazendo – e algumas nas quais talvez não tenha pensado ainda.

 

Leia também:

- 15 respostas para dúvidas sobre o iOS 4 (http://migre.me/UvFG)

- 10 motivos para baixar o novo iOS 4 (http://migre.me/UvHC)

- iOS 4: deu pau na atualização no iPhone 3G? Saiba o que fazer (http://migre.me/UvJk)

Transferir dados da senha keychain do seu aparelho antigo para o novo
Além do iOS 4, a Apple também lançou há pouco tempo o iPhone 4. Se você possui um iPhone mais antigo e comprou o 4, muito provavelmente vai querer transferir os dados do modelo anterior para o mais recente. Para isso, ou qualquer outro upgrade de aparelho iPhone, você transfere os dados ao selecionar para restaurar o novo iPhone a partir do backup mantido pelo iTunes do seu telefone antigo.

Um dos aspectos irritantes de se fazer isso é que a maioria das senhas armazenadas no backup não é transferida para o novo iPhone. Isso acontece intencionalmente, como uma proteção de segurança, pois previne que uma pessoa obtenha suas senhas por meio de uma restauração do seu backup para o iPhone dela.

Essas senhas armazenadas no keychain (como para contas de e-mail) são transferidas apenas se você estiver restaurando para o mesmo iPhone a partir do qual o backup foi criado. Caso contrário, as senhas precisam ser (re)colocadas manualmente. Ao menos é assim que costumava funcionar.

ios4.jpg

Jobs apresentando iOS 4 na WWDC 2010: mais de um mês depois do lançamento, sistema ainda possui problemas

Como confirmado em um artigo de suporte da Apple, a companhia mudou as regras no iOS 4 – para melhor: “com o iOS 4 e posterior, você pode transferir seu backup do keychain para um novo aparelho se criptografar o backup.”

Você criptografa um backup (o que exige criar uma senha) ao selecionar a opção para fazer isso na tela Summary no iTunes.

Habilite a proteção de dados no iOS 4
De acordo com a Apple, o novo iOS inclui um recurso melhorado de proteção de dados. Ele funciona em combinação com o Passcode Lock, melhorando a “criptografia embutida no hardware ao proteger os códigos de codificação do hardware com o seu código". Isso fornece uma camada adicional de proteção para suas mensagens de e-mail e anexos. Esse recurso funciona apenas com o iPhone 4 e 3GS, e iPod Touch da terceira geração.

Um problema potencial é que, após realizar o upgrade do iOS 3 para o 4 em um iPhone 3GS ou iPod Touch, o recurso de proteção não é habilitado automaticamente. Para ativar a opção, você precisa restaurar o aparelho com o iOS – por meio do comando Restore na tela Summary para o seu aparelho no iTunes.

Fazer isso significa que todos os dados do aparelho serão apagados e restaurados a partir do seu backup. Após fazer isso, e presumindo que você tenha acionado o Passcode Lock, você deve ver agora a mensagem “Data protection is enabled” (proteção de dados está ativa) na parte mais baixa da tela em Settings, General e Passcode Lock.

Lide com a redução de velocidade do iOS 4 em um iPhone 3G
Apesar de ser possível realizar o upgrade para o novo iOS em um iPhone 3G, o sistema não terá alguns recursos – como multitarefa e os papéis de parede da tela Home. A Apple afirma que isso foi feito pois o modelo mais antigo do iPhone não possui poder de processamento e/ou memória necessários para lidar com esses recursos.

No final das contas, o iPhone original pode não ter poder suficiente até para os recursos que possui no iOS 4. Muitos usuários afirmam que houve uma significativa diminuição de velocidade após realizar o upgrade para o novo iOS em um telefone 3G. Em alguns casos, a resposta da digitação se tornou tão lenta que existia um atraso visível entre tocar uma tecla e vê-la aparecer na tela.

iphone3G

iPhone 3G: mesmo sem rodar alguns recursos do iOS 4, usuário do aparelho relataram lentidão com novo sistema

Se isso acontece com você, não existe uma solução garantida. Alguns usuários afirmam ter tido sucesso ao desligar e então reiniciar seus iPhones. Caso contrário, assumindo que a causa seja algum software (o que explicaria o fato de a diminuição acontecer com alguns usuários do 3G mas não com todos), você pode restaurar e ajustar o iPhone como um novo aparelho, em vez de restaurar a partir de um backup. Será preciso selecionar todos os dados que você quiser sincronizar. Se havia algum programa problemático ou corrompido no aparelho, ele não vai retornar.

Se a lentidão continuar, você pode enfim decidir largar mão do iOS 4 e retornar à sua versão anterior de sistema. Infelizmente, a Apple não facilita essa tarefa, uma vez que deleta automaticamente arquivos atualizados anteriormente do drive do Mac quando se realiza o update para uma nova versão.

Para evitar a perda desses arquivos, faça uma cópia de segurança do conteúdo de "~/Library/iTunes/iPhone Software Updates" antes de atualizar seu iPhone 3G para o novo iOS. De maneira ideal, agora que o sistema já está disponível, faça o backup antes de conectar seu 3G ao Mac enquanto o iTunes está rodando.

Se você já atualizou para o iOS 4, esse conselho está obviamente chegando tarde demais. Se não esvaziou seu Trash recentemente, ainda pode encontrar os arquivos necessários por lá. Ou pode tê-los em uma Time Machine ou backup parecido.

Caso contrário, você talvez ainda possa realizar o download de uma cópia do arquivo de update em sites de terceiros. Faça uma busca para encontrá-lo. Para o iOS 3.1.3, o nome do arquivo termina em “3.1.3_7E18_Restore.ipsw.”. Uma vez que tenha o arquivo, inicie um downgrade ao clicar no botão Restore no iTunes enquanto segura apertada a tecla Option; selecione o arquivo de atualização iOS 3.1.3 na caixa de diálogo que aparece.

Advertência: Em alguns casos (talvez na maioria deles), tais tentativas de downgrade falham, mesmo que você siga as instruções acima. Após uma tentativa em vão, você provavelmente terá de restaurar para o iOS 4 para que o iPhone funcione de novo.

Tais falhas são mais prováveis de acontecer com o 3GS do que com o 3G (uma vez que a Apple realizou mudanças no aparelho mais novo para prevenir downgrades). Se não quiser desistir, há métodos que exigem o uso de programas adicionais e que se coloque o iPhone no modo DFU (Device Firmware Update), que podem ainda permitir um downgrade bem-sucedido.

Confira também o vídeo Resolva problemas com o iOS 4 no seu iPhone 3G (http://migre.me/Uy7b).


Encontre suas compras do iBook
Um dos novos recursos do iOS 4 é o suporte para o app iBooks no iPhone e iPod Touch. No entanto, após baixar e instalar o aplicativo, você pode descobrir que aqueles livros que havia comprado no iPad não aparecem no iBooks no seu iPhone. Não se preocupe.

A solução é conectar seu telefone ao iTunes e verificar a aba Books do iPhone. Presumindo que seu smartphone esteja conectado ao mesmo Mac que você usa para sincronizar seu tablet, os livros comprados no iPad devem aparecer listados. Selecione-os e sincronize seu iPhone.

Se você está sentindo falta do livro supostamente pré-instalado “Winnie-the-Pooh”, a Apple afirma que é possível baixar uma cópia gratuita na iBookstore.

ios4390

Com a chegada do iBooks ao iPhone, agora é possível ler seus livros comprados no iPad também no telefone.

Encontre o botão Hold
No iOS 4, o botão Hold para o app Phone foi substituído pelo botão FaceTime. O que aconteceu então com o botão ? Ele ainda está aqui – escondido atrás do botão Mute. Para acessá-lo, toque e segure o Mute (em vez de apenas tocá-lo).

Saia manualmente dos aplicativos para resolver desligamentos
Com o novo recurso multitarefa no iOS 4, se você sair e voltar para um aplicativo suportado, o app continua do mesmo jeito que foi deixado. Esse é um recurso conveniente e que economiza tempo - eliminando a necessidade de lançar novamente um programa do início toda vez que voltar a ele. No entanto, isso pode ocasionalmente causar um problema.

Por exemplo, suponha que um software esteja emperrado em uma determinada tela – talvez em razão de algum bug. O aplicativo não está congelado, você ainda pode acessar recursos na tela exibida. E você não consegue descobrir como sair da tela. Você tenta resolver o problema ao apertar o botão Home para sair do app. No entanto, sua tentativa falha. Em razão da multitarefa, você imediatamente retorna ao mesmo local travado da próxima vez que carregar o aplicativo.

A solução para esse, e outros problemas parecidos, é remover o aplicativo da lista de apps atualmente mantidos para multitarefa. Para fazer isso, dê um clique duplo no botão Home para trazer a barra multitarefa. Agora toque e segure o app problemático até que comece a se agitar. Finalmente, toque no sinal de menos que aparece no ícone do aplicativo no lado superior esquerdo. Da próxima vez que lançar o app, ele será carregado do lugar de partida e (a não ser que a tela emperrada seja a tela inicial) você não estará mais no local emperrado.

Habilitar o tethering para Internet?
Com o iOS 4, a AT&T finalmente agraciou os usuários dos Estados Unidos com essa opção. Para acessá-la, bastar ir até Settings, General, Network e selecionar Set Up Internet Tethering. Após fazer isso, é só seguir as instruções para entrar em contato com a AT&T.

No Brasil, o tethering (uso do celular como modem para conectar um computador à Internet) no iPhone não é novidade, uma vez que a operadora Vivo já oferece o recurso desde 2009, com a versão anterior do iOS. Com o novo sistema operacional da Apple, agora os usuários também podem realizar o tethering pela operadora Tim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail