Home > Dicas

7 ferramentas gratuitas para turbinar o Internet Explorer 9

Separamos extensões úteis para você aprimorar o recém-lançado navegador da Microsoft, que teve mais de 2 milhões de downloads no 1º dia

PC World / EUA

23/03/2011 às 15h52

Foto:

A Microsoft acaba de lançar o Internet Explorer 9 com muitas melhorias, particularmente na área de segurança. Apesar disso, nenhuma delas nos deixou realmente impressionados. Um problema do IE é que ele nunca teve uma grande comunidade de desenvolvedores, ao contrário do que acontece com os rivais Firefox e Chrome. Apesar disso, vasculhamos a Internet e encontramos sete add-ons mais do que úteis para a nova versão do navegador do Microsoft.

1-Xmarks
Esse é o primeiro add-on que sugerimos conectar aoo IE9. O Xmarks mantém sua lista de bookmarks (ou “favoritos”, como a Microsoft prefere chamá-los) automaticamente sincronizada entre os navegadores que você usa em outros computadores. Ele também possui versões para o Firefox e o Chrome, o que significa que você pode baixar e atualizar seus bookmarks em qualquer um desses três browsers, mantendo a lista entre eles idêntica. O Xmarks exige que você crie uma conta de usuário, mas a versão básica do serviço é gratuita.

2- Speckie
O Speckie fornece um recurso que os desenvolvedores da Microsoft não conseguiram colocar no IE9, mas que já está disponível há tempos no Chrome e que os usuários acham muito útil na hora de escrever e-mails, comentários, atualizações no Facebook, etc: um corretor ortográfico automático, que marca seu texto com possíveis erros à medida que você digita. Você  pode verificar a ortografia de uma palavra ao clicar com o botão direito nela para buscá-la na Wikipedia ou no dicionário Merriam Webster, além de mudar o dicionário de verificação para outro idioma com o menu que aparece ao clicar com o botão direito.

3-ZoomInto
O ZoomInto permite que você dê zoom em quase qualquer imagem em uma página da web. Ele pode ser útil se você quiser baixar uma imagem grande exibida em uma página, mas não quer cortá-la primeiro. Quando o usuário passa com a seta do mouse sobra a imagem, um ícone de lupa aparece no lado superior esquerdo dela. Clique nele (ou você pode clicar com o botão direito na imagem e escolher “ZoomInto” no menu aberto) e uma nova janela menor do navegador será aberta mostrando a imagem e ferramentas para cortá-la ou ampliá-la. Você pode salvar a imagem modificada em seu disco rígido local, imprimi-la ou enviá-la por e-mail.

addonie901.jpg

Extensão permite que usuário faça zoom em imagens na web

4- Mouse Gestures
Esse add-on dá ao IE9 uma interface de usuário de gestos do mouse, que te permite usar o mouse (ou touchpad) para “desenhar” formas ou realizar outros movimentos com ele para controlar funções do navegador. Por exemplo, você ativa o controle de gestos do mouse (ao clicar no botão direito do mouse) e move o “rato” de forma circular para fazer o browser carregar sua página inicial. O Mouse Gestures vem com um conjuntode gestos programados que controlam vários aspectos do IE9, mas você pode programar seus próprios gestos.

5- WOT
O WOT (de Web of Trust) é um serviço pelo qual uma comunidade de usuários avalia sites e as notas (separadas em categorias como “integridade”, “confiabilidade do fabricante”, “privacidade” e “segurança para crianças”) da página que você está visitando podem ser prontamente acessadas ao clicar no ícone do WOT. O add-on alert o usuário se ele clicar em um link para um site que a maioria da comunidade classificou como possivelmente inseguro.

6- Enterra Download Manager
O gerenciador de download do IE9 é muito melhor do que o do IE8, mas você pode instalar um que seja ainda melhor. Há vários gerenciadores de download alternativos para o IE, mas nós escolhemos o Enterra, apesar do nome. Sua janela de status de download fica na parte inferior da página do navegador, listando a URL de onde o arquivo está sendo baixado, nome e tamanho do arquivo, progresso e velocidade do download, tempo que já passou, tempo restante – em outras palavras, todas as informações para te manter informado enquanto baixa seus arquivos/programas favoritos. O Enterra Download Manager também permite realizar downloads a partir de servidores FTP.

addonie902.jpg

Gerenciador de downloads da Enterra consegue ser ainda melhor que o do IE9

7- Advanced IE History Bar
Add-on realmente útil que oferece um painel lateral (no lado esquerdo da janela do IE9) que lista o histórico de sites que você visitou. É possível classificar a lista por URL, título, data de visitação e número de visualizações do link. Também há uma caixa de busca para ajudar o internauta a encontrar o link de uma página visitada, mas que não foi marcada como favorita.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail