Home > Dicas

8 dicas para explorar o iPod oculto no seu iPhone

Saiba como tirar o máximo dos recursos de player de música digital contidos em seu smartphone

Macworld - EUA

20/04/2009 às 11h05

Foto:

Steve Jobs proclamou o iPhone “o melhor iPod que já produzimos”. Ele reproduz músicas, audiolivros e podcasts e permite assistir a programas de TV, vídeos de música e filmes completos. Armazene suas fotos favoritas e ele se transforma em um projetor de apresentação de slides pessoal. Porém, no iPhone, a Apple liberou um iPod acentuadamente diferente dos modelos anteriores: além de ser mais bonito e ter um visor maior, exibe vídeos da internet.

Infelizmente, não possui alguns recursos prediletos encontrados em iPods mais antigos, como a capacidade de copiar mídia de mais de um computador para o dispositivo, e, em função do espaço de armazenamento relativamente limitado, ele impõe grandes restrições à quantidade de conteúdo que você pode transportar. Veja como o iPhone difere de um iPod comum e confira dicas para contornar algumas de suas limitações.

iphonemus300

1) Encontrando suas canções
Quando você pressiona o botão iPod na tela de Início do iPhone, é levado à última tela do iPod que acessou, como a tela Reproduzindo Agora ou Listas de Reprodução. Botões dispostos ao longo da parte inferior do iPhone permitem que você busque rapidamente diferentes tipos de mídia: Listas de Reprodução, Artistas, Músicas, Vídeos e Mais. Os quatro primeiros botões são autoexplicativos. Toque em cada um para ver uma listagem de playlists, artistas, músicas e vídeos disponíveis. Pressione o botão Mais para acessar opções adicionais: Álbuns, Livros de Áudio, Compilações, Compositores, Gêneros e Podcasts. Para percorrer de volta a hierarquia da tela, pressione o botão de seta para a esquerda no canto superior esquerdo da tela.

Depois de pressionar um botão — Músicas, digamos — você recebe uma lista em ordem alfabética de cada entrada dentro desta categoria (no caso de Músicas, uma lista com cada música no seu iPhone). Role a lista para cima ou para baixo com leves toques com o dedo. Se a lista contiver muitas entradas, você pode usar as letras que são mostradas do lado direito da tela para saltar rapidamente através do alfabeto. As letras estão localizadas do lado pequeno – talvez você não consiga pressionar a letra exata que está buscando, mas ficará mais próximo do destino desejado. Para um controle mais preciso, deslize seu dedo para cima e para baixo na coluna do alfabeto de modo a selecionar uma letra específica.
 
Se você preferir navegar por sua biblioteca de áudio passando as capas de álbuns, gire o iPhone para o modo paisagem. Isso ativa o a opção Cover Flow, que exibe uma capa de cada álbum, e podcast, na sua biblioteca (recurso baseado no iTunes). Passe o dedo à direita ou à esquerda para ir de capa em capa. Toque em uma capa que está visível de um lado ou de outro da capa localizada mais à frente e ela saltará para a frente. O ITunes baixa automaticamente capas para músicas e podcasts comprados na iTunes Store. Para músicas que você mesmo copiou, pode pedir ao iTunes que tente localizar a capa certa do álbum. No iTunes, selecione Avançado: Obter Capa do Álbum.

Em Cover Flow, para virar a capa de um álbum e ver seu conteúdo (ou o máximo dele que o iPhone armazena), você pode tocar na capa uma vez ou no ícone Info, indicado com um pequeno i, na parte inferior direita da tela. Toque uma vez na capa de um podcast e ela também vira e exibe uma lista de episódios deste podcast. Você pode retornar para a frente da capa tocando no ícone Info outra vez ou na barra de título do item. Quer você esteja fazendo uma busca em uma lista ou Cover Flow, para executar uma música, basta tocar nela.

2) Reproduzindo as músicas
A tela Reproduzindo Agora é onde você controla a execução de músicas no iPhone (é necessário segurar o iPhone no modo retrato para ter acesso a estes controles). Esta tela oferece três visões, cada uma com controles diferentes.

Execução básica – Na tela principal Reproduzindo Agora você verá a capa do álbum, os controles de execução (Anterior/Retroceder, Reproduzir/Pausa e Seguinte/Avançar) e o controle deslizante Volume. Para alternar, toque no ícone Reproduzir/Pausa. Para ir à próxima faixa, toque uma vez no ícone Seguinte. Para ir ao início da faixa que está executando no momento, toque no ícone Anterior. E para ir à faixa anterior, toque duas vezes em Anterior. Mantenha o dedo pressionado no ícone Avançar ou Retroceder e você poderá avançar ou retroceder rapidamente a faixa atual. Toque na bola de prata do controle Volume e arraste o dedo para a esquerda ou à direita para diminuir ou aumentar o volume, respectivamente.

Execução avançada – Toque uma vez na tela Reproduzindo Agora e você obtém controles adicionais, incluindo um cursor de reprodução e uma linha do tempo que mostra a duração da faixa em execução e em que posição dela você se encontra. Você pode arrastar o cursor de reprodução para a direita ou para esquerda para avançar ou retroceder a trilha. Em ambos os lados da linha de tempo você verá controles para alternar os modos Repetir (a seta circular à esquerda) e Aleatório (as setas cruzadas à direita).

Toque no ícone Repetir uma vez para fazer o álbum inteiro tocar de novo quando chegar à última música. Toque uma segunda vez para repetir a música atual. Um terceiro toque desativa Repetir. Sob a linha de tempo está o ícone do Genius. Toque neste ícone para ativar o recurso Genius (baseado no iTunes 8), que cria uma lista de reprodução com 10 músicas semelhantes à trilha em execução. Você pode pressionar o botão Novo para escolher novas se você não gostar das músicas escolhidas ou pode tocar em Salvar para salvar a playlist. No menu Genius, você também pode tocar em Novo, que lhe permite selecionar outra música na qual baseará uma playlist.

3) Visão álbum 
Se você der um duplo toque na tela Reproduzindo Agora ou tocar no ícone Lista de Reprodução no canto superior direito, a capa se move e revela as faixas do álbum. Nesta tela é possível não só escolher trilhas tocando nelas, como também classificar a trilha que está selecionada no momento. Para atribuir quatro estrelas, por exemplo, toque no quarto ponto. Para adicionar ou remover estrelas, passe seu dedo de um lado a outro. Da próxima vez que você sincronizar o iPhone, estas classificações serão transferidas para sua biblioteca de músicas.

4) Personalize seu menu
Você pode mudar os comandos que aparecem na parte inferior da área iPod. Talvez você queira ter acesso mais rápido aos seus podcasts, por exemplo. Pressione o botão Mais e, na tela Mais, pressione o botão Editar no canto superior esquerdo da tela. A tela Configurar aparecerá com botões para Álbuns, Podcasts, Livros de Áudio, Gêneros, Compositores, Compilações, Listas de Reprodução, Artistas, Músicas e Vídeos. Para colocar um destes botões no lugar de algum outro que se encontra na parte de baixo da tela, mantenha pressionado um botão e arraste-o sobre aquele a ser substituído. Toque em Concluído quando terminar.

++++

5) Criando listas de reprodução On-The-Go
Como o iPod, o iPhone oferece uma maneira limitada de criar playlists diretamente no dispositivo. É a chamada lista de reprodução On-The-Go. Se você está acostumado a criá-la no seu iPod, o processo do iPhone lhe soará familiar.

Para criar uma playlist On-The-Go no iPhone, pressione o botão Listas de Reprodução na parte inferior da tela iPod e, em seguida, na entrada On-The-Go que aparece no alto da tela Listas de Reprodução. Selecione Listas de Reprodução, Artistas ou Músicas na parte inferior da tela para definir de que modo deseja encontrar músicas. Se você tocar em Listas de Reprodução, verá uma lista contendo todas as playlists do seu iPhone. Ao selecionar uma playlist, você tem a opção de adicionar todas as músicas da lista de reprodução ou selecionar músicas individuais tocando no sinal de mais (+) próximo ao nome de cada música.
 
Se você tocar em Artistas, verá uma lista de todos os artistas que estão no iPhone. Quando você toca no nome de um artista, aparece uma lista de todos os álbuns deste artista (veja “Opções On-The-Go”). Toque no título de um álbum e, novamente, você ganha a opção de adicionar todas as músicas ou escolher músicas individuais para acrescentar (se você só tiver um álbum deste artista, não aparecerá nenhuma entrada de álbum, apenas as músicas do disco serão mostradas).


iphone295

6) Controle remoto
Você pode simular a maioria dos controles de reprodução usando os fones de ouvido que vêm com o iPhone. Aperte o controle remoto do headset uma vez para fazer uma pausa na execução. Aperte de novo para reiniciá-la. Um duplo clique move rapidamente para a música seguinte na playlist. Um triplo clique move rapidamente para a música anterior. Ao controlar a execução de música na tela do iPhone ao invés de no headset, você tem que ir à tela Reproduzindo Agora para pausar a reprodução ou virar o iPhone para que ele mude para a visão Cover Flow e depois tocar no ícone Reproduzir/Pausa que aparece no canto inferior esquerdo da tela.

Se você tocar em Músicas, pode optar por adicionar todas as músicas ou músicas individuais (porém, se sua biblioteca de músicas for particularmente grande, a opção Adicionar Todas talvez não funcione). Da mesma forma, pressionando o botão Mais você pode selecionar faixas por Álbuns, Livros de Áudio, Compilações, Compositores, Gêneros ou Podcasts. Como nas telas Listas de Reprodução, Artistas e Músicas, você pode selecionar tudo que está na lista ou faixas individuais. Quando acabar de configurar a playlist On-The-Go ao seu gosto, pressione o botão Concluído no canto superior direito da tela
On-The-Go.

Mais tarde, se você decidir editar esta lista, toque na playlist On-The-Go na tela Listas de Reprodução e toque em Editar. Para remover todo o conteúdo da lista de reprodução, selecione Limpar Lista de Reprodução no alto da lista. Para remover faixas individuais, toque no sinal de menos (–) à esquerda da faixa que deseja apagar e pressione o botão Apagar. Para reordenar a playlist, mantenha pressionado o ícone Lista (três linhas empilhadas) à direita de qualquer entrada e arraste-o para cima ou para baixo na lista de reprodução. Para adicionar outras trilhas, toque no sinal de mais (+) no canto superior esquerdo da janela e repita o que fez para criar a lista original: escolha categorias na parte de baixo da janela e acrescente listas de reprodução, artistas, músicas ou categorias de conteúdo a partir da tela Mais.

Da próxima vez que você sincronizar o iPhone, o iTunes transformará sua nova Lista de Reprodução On-The-Go em uma playlist comum (batizada de On-The-Go seguida por um número) e limpará os decks para sua próxima saída.

7) Mude seus ajustes de execução de música
O iPhone traz alguns ajustes globais para reprodução de áudio: desde executar todas as faixas em um volume consistente até ajudar você a estabelecer um limite de volume para que seus filhos não fiquem surdos antes de atingir a idade de votar. Para ver estes ajustes, pressione o botão Ajustes na tela de Início do iPhone e selecione iPod.

Verificação de som – Como em um iPod, o iPhone vem com Verificação de Som, recurso que mantém o volume consistente de uma trilha para outra. É interessante observar que, também como em um iPod, a Verificação de Som só funciona se você tiver ativado o iTunes. Para tanto, vá à aba Reprodução em Preferências do iTunes.

Velocidade do audiolivro –O iPhone pode reproduz audiolivros mais rápido ou devagar do que o normal. Para mudar o ritmo, toque na entrada Velocidade do Audiolivro e, na tela resultante, toque em Mais Lenta, Normal ou Mais Rápida.

EQ – Para mudar a frequência da música — torná-la mais aguda ou grave, por exemplo — toque em EQ e selecione dentre 1 a 22 dos pré-ajustes de equalização inclusos.

Limite de volume –A documentação do iPhone alerta sobre os perigos de detonar música em alto volume diretamente nos tímpanos. Se você planeja dar um iPhone ao seu ente mais querido e sabe que ele gosta de ouvir música bem alto, considere a opção de ajustar o limite do volume. Toque em Limite de Volume, arraste o controle deslizante Volume para definir um volume desejável e toque em Bloquear Limite de Volume. Aparece um teclado pedindo para você entrar e confirmar um código de quatro dígitos. O iPhone fica restrito a este volume. Para mudar o limite posteriormente, pressione Desbloquear Limite de Volume, que agora aparece nesta tela, e entre seu código de quatro dígitos quando for solicitado.

8) Modo aleatório
Ao contrário do iPod, o iPhone integra o comando Aleatório a listas em vez de colocá-lo no menu principal. Sempre que você acessa uma lista de faixas — na tela de um artista ou de uma playlist, por exemplo — vê uma entrada Aleatório no alto. Toque nela, caso queira embaralhar o conteúdo desta lista. Para embaralhar todas as trilhas no iPhone, pressione o botão Músicas na parte de baixo da tela da área iPod do iPhone e escolha Aleatório. Para ativar ou desativar o recurso Aleatório, toque na tela Reproduzindo Agora e depois no ícone Aleatório do lado direito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail