Home > Dicas

8 dicas para fazer cartões e calendários no iPhoto

Presenteie quem você gosta com um projeto que usa suas fotos; confira os passos para tirar proveito dos recursos do software para edição de imagens da Apple

Macworld/EUA

03/12/2009 às 10h43

Foto:

Que tal aproveitar o final de semana ou mesmo as  férias para criar um cartão de fim de ano especial para a família toda? Com o software iPhoto instalado em seu Mac, você tem várias formas de transformar as fotos salvas no computador em calendários, livros e cartões de festas de maneira fácil.

Confira oito dicas para melhorar a qualidade dos projetos criados no iPhoto:

Use fotos com cores fortes
Perceba que, em geral, os cartões mais bonitos têm fotos coloridas com cores vivas e bastante contraste. Saiba que fotos com tons suaves podem apresentar falhas na impressão como, por exemplo, o surgimento de listras verticais na impressão, pela baixa quantidade de tinta utilizada.

144028-card_original.jpg

Imagens devem apresentar fortes contrastes nas tonalidades para sair bonito na impressão

Prepare a imagem para impressão
Depois que você montou seu projeto de calendário ou livro de fotos, o iPhoto permite que cada imagem seja editada no próprio projeto, sem alterar sua versão original salva na biblioteca do programa. Aproveite essa facilidade para regular o brilho, o contraste e alterar o estilo da foto para recursos como preto e branco, sépia, entre outros.

Selecione a foto que deseja editar em uma das páginas do projeto e, em seguida, clique em Ajustar.

painel.jpg

Painel de ajustes traz boas opções para melhorar as cores na imagem

Sombras - Quando as imagens são impressas, a tinta absorvida no papel faz com que elas fiquem mais escuras do que o normal. É recomendado reduzir a quantidade de sombras deslizando o cursor para a direita. A foto não perderá qualidade.

Nitidez - Aumentar a quantidade dos detalhes das imagens pode ser uma boa ideia. Quando as fotografias são impressas em impressoras comuns, detalhes como cabelos e texturas desaparecem. Aumentar a quantidade de nitidez ressalta esses detalhes para a impressão do projeto.

Cortar
- Defina a forma como a foto aparece no seu projeto. Ao clicar sobre cada foto, já no projeto do iPhoto, uma barra de rolagem aparece sobre ela. Deslize o cursor para esquerda ou direita para ajustar, ampliar ou reduzir a área de corte. O ícone da mão serve para arrastá-la até a melhor posição.

144028-zoom_original.jpg

Ajuste a posição da imagem com o cursor deslizante que aparece sobre cada uma

Mapeie suas fotos
Se as fotos foram tiradas com recursos de geolocalização, você pode criar um roteiro de viagens no iPhoto com mapas, rotas, descrições, etc.

144028-roadtrip_original.jpg
Use as configurações do iPhoto para determinar o local de cada foto e guardar cada lembrança da viagem

Na próxima página:

Como remover o logo da Apple, combinar temas e muito mais

++++

Afinar fontes

Embora as fotos sejam o principal foco do seu projeto, usar alguma frase impactante pode valorizar o trabalho. Quase todos os layouts possuem campos de texto que podem ser ajustados com a fonte e tamanho que o usuário desejar.

São duas formas de ajustar as fontes. A primeira é um pouco limitada, pois a alteração se aplica a todo projeto. Ao clicar no botão Configurações do projeto, você poderá escolher uma fonte para ser aplicada em todos os títulos, legendas e datas.

Para definir o tamanho ou estilo da fonte de cada campo separadamente, vá ao menu Editar, Fontes e Mostrar Fontes. Selecione o texto que gostaria de fazer alterações e troque a fonte e seu tamanho.

Use aspas corretas
As únicas aspas reconhecidas pelo iPhoto sao as ( " ) para o inicio e fim da frase. Se você quiser usar o abre aspas (“) terá de usar o atalho Option+[ . Já para fechar aspas (”) o atalho usado deverá ser Option+Shift+[ . 

Camada de texto sobre uma foto
O iPhoto permite usar uma foto como plano de fundo ao invés das cores padrões disponíveis no background. Clique sobre o botão Background e escolha a opção Photo Background. Arraste a foto desejada para o fundo da página e mova os cursores deslizanstes para cortar e definir o grau de transparência da imagem.

144028-photobackground_original.jpg

Ajuste o nível tranparência das fotos que ficarão como plano de funto para destacar os campos de texto

Combine temas diferentes
Se você usa o Mac OS X 10.5 ou 10.6, pode juntar dois layouts de livros diferentes para um único álbum.

Primeiro crie um novo livro e escolha o tema que gostaria de usar em algumas das páginas. Configure as páginas como você gostaria que ficassem e então vá ao menu Arquivo, Imprimir. Na caixa de diálogo da impressão, clique sobre o botão PDF e marque Salvar PDF para o iPhoto. O programa vai criar um novo álbum com todos os slides convertidos em JPEG.

Agora, resta criar um novo livro baseado no tema inicial que você escolheu e mover as páginas dos slides para onde desejar.

144028-bookthemes_original.jpg

Este livro combina dois layouts diferente. O slide da direita foi importado como JPEG de outro projeto de livro

Remova a propaganda
Cada calendário criado pelo iPhoto vem com um logotipo da Apple junto com o texto “Made on a Mac”. Se você não quiser fazer propaganda de graça, clique no menu Configurações e, em seguida, desmarque a opção Incluir logotipo da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail