Home > Notícias

A Apple quer trocar sua carteira e cartões pelo Apple Pay. Veja como vai funcionar

O CEO da Apple, Tim Cook, lançou ontem o sistema de pagamento móvel Apple Pay. Ele será exclusivo dos novos iPhone 6 e 6 Plus e do Apple Watch, porque possuem antena NFC.

Da Redação *

10/09/2014 às 6h44

applepay 520.jpg
Foto:

O evento realizado pela Apple nesta terça-feira, 9/9, não foi apenas sobre iPhone 6 e Apple Watch. O CEO da companhia, Tim Cook, também subiu ao palco para lançar o "matador de carteiras" da Apple, o sistema de pagamento móvel Apple Pay.

É um novo sistema de pagamento que funciona usando tecnologia NFC (near-field communication technology), portanto a única coisa que você tem de fazer é aproximar seu smartphone de um sensor na caixa registradora e usar o TouchID para completar a compra. O Apple Pay vai ser exclusivo dos novos iPhone 6 e 6 Plus e também no Apple Watch, porque esses são os primeiros da Apple equipados com a antena de rádio NFC.

apple pay iphone 520

A Apple também está abrindo uma Apple Pay API aos desenvolvedores em iOS 8, e vai oficialmente lançar sua carteira eletrônica como um update do iOS 8 em outubro.

Segurança

apple pay touchID

Para começar a usar o Apple Pay você vai usar um cartão de crédito que esteja sincronizado com sua conta iTunes ou pode adicionar um novo simplesmente tirando uma foto dele com seu novo iPhone. O cartão precisa ser verificado e então armazenado no Passbook. Se você está preocupado sobre segurança ou privacidade de suas informações (especialmente depois do escândalo das fotos de celebridades no iCloud), o Apple Pay tem uma variedade de recursos de segurança preparados para tornar o novo processo menos apavorante.

A Apple não vai armazenar seu número de cartão no seu iPhone ou no iCloud. A invés disso, ela usa o que chama de “Secure Element”, um método de criptografia que protege suas informações de pagamento. O Apple Pay gera um número aleatório para ser usado uma única vez - e o mesmo acontece para o código de segurança que fica na parte de trás do seu cartão. Quando você aproxima seu smartphone de um sensor NFC numa loja, o atendente não verá seu número de cartão, código de segurança ou até mesmo seu nome.

Eddy Cue, Vice-Presidente sênior da Apple, disse que a empresa não vê ou armazena informações sobre as transações, portanto ela não sabe onde você está comprando ou quanto está gastando. Toda informação desse tipo é apenas sua. Se por uma falta de sorte você perder seu iPhone, pode bloquear imediatamente os pagamentos feitos pelo dispositivo usando o recurso de Find My iPhone.

Onde funciona

applewatch nfc 520

O NFC não é exatamente uma tecnologia nova, portanto há cerca de 220 mil lojas nos EUA que já possuem tecnologia para aceitar o Apple Pay. Você poderá usar seu iPhone 6 ou 6 Plus em lojas como Macy’s, Whole Foods Market, Nike, Subway, McDonalds, Disney e, claro, nas Apple stores.

O Apple Pay não é apenas um modo de substituir os cartões de plástico - ele também está direcionado para facilitar o processo de compras online. Uma integração com lojas como OpenTable, Starbucks, Groupon, Seamless, Uber, Chipotle e uma lista de outros parceiros permitem que você salte etapas na hora de fazer suas compras usando um app que funciona com o Apple Pay.

A Apple está trabalhando com as empresas de cartão de crédito American Express, MasterCard e Visa e com os grandes bancos americanos (Bank of America, Chase, USAA e Wells Fargo, entre outros) para cobrir suas bases antes do lançamento em outubro.

Apple x Google

Como dissemos, a tecnologia NFC-based não é uma coisa nova e muito menos os sistemas de pagamento. Vários apareceram nos últimos anos e todos tinham a ambição de substituir os cartões de crédito de plástico, mas até agora não tiveram grande sucesso. 

Um exemplo de fracasso foi o Google Wallet, projetado para fazer alguma coisa similar ao Apple Pay mas em smartphones Android. As operadoras no entanto rejeitaram o recurso em favor do uso do seu próprio app de pagamento NFC-enabled chamado Softcard (conhecido anteriormente como Isis).

“Muitas pessoas tentaram fazer negócios usando um modelo centrado no seu interesse ao invés de se focar na experiência do usuário", disse Tim Cook durante o evento. “Nós amamos esse tipo de problema. Isso é exatamente o que a Apple faz de melhor. Por isso criamos um processo de pagamento inteiramente novo.”

 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail