Home > Notícias

A pedido da Nintendo, Apple tira ‘Duck Hunt’ da App Store

Nintendo alega quebra de copyright, apesar de ter passado por processo de verificação da App Store.

Macworld/Reino Unido

02/02/2009 às 15h33

Foto:

Duck Hunt, um jogo de iPhone e iPod touch da Lawl Mart que esteve disponível na App Store, não pode mais ser encontrado. Seu criador disse que o jogo foi retirado por pedido da Nintendo, que alegou quebra de direitos autorais.

Lançado em janeiro, o Duck Hunt passou pelo processo de verificação da Apple e foi aprovado para venda com o valor de 99 centavos de dólar..

O Duck Hunt é espelhado em um jogo originalmente lançado para o Nintendo Entertainment System, o console dos anos 1980, e um dos primeiros a suportar o Zapper, uma arma periférica de luz.

O jogo tinha o desenho de um cão de caça que assustava patos; seu trabalho era atirar nos patos enquanto eles voavam, antes de saírem da tela. Se você ficasse sem tempo ou errasse 3 tiros, o cachorro tirava sarro de você e o jogo acabava.

A Lawl Mart se manteve fiel à formula, usando motivos gráficos, sonoros e musicais que se assemelham com o game original da Nintendo. E foi isso que parece ter provocado a ira do departamento legal da Nintendo, que pediu à Apple que retirasse o jogo do ar.

Lucas Mansfield, desenvolvedor do jogo, confirmou por e-mail que o jogo foi removido da App Store por pedido da Nintendo. “É uma situação afortunada, mas eu entendo a aposição da Nintendo”, disse ele.

Mansfield ressaltou que o Duck Hunt será retrabalhado e atualizado para remover qualquer gráfico e som que possa ofender os direitos autorais da Nintendo, enquanto tenta tirar “o máximo de inspiração possível do original”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail