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A ressaca natalina da Apple

Quem ganhou um iPod Touch no Natal não pôde atualizar o firmware até domingo passado.

Robert X. Cringely, da InfoWorld

30/12/2008 às 12h44

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As pessoas que encontraram um iPod Touch embaixo da árvore de Natal no último dia 25 de dezembro não esperava mque o mimo viesse acompanhado de, digamos, uma surpresa extra preparada pelo Papai “Steve Jobs Noel.

Ao ligar o dispositivo e conectá-lo ao iTunes, todos os usuários foram advertidos da necessidade de atualizar o firmware do equipamento para a versão 2.2. A surpresa chegava com uma mensagem de erro: “There was a problem downloading the iPod software for the iPod 'My Ipod.' You do not have permission to access the requested resource." – algo como “Houve um problema com o download do software para seu iPod. Você não tem autorização para acessar a fonte desejada”.

Ao que parece, os servidores do iTunes devem ter exagerado na bebida durante a ceia de Natal e resolveram tirar uma soneca para se recuperarem. E isso deixou um grande número de usuários do iTouch sem seus brinquedinhos na manhã seguinte.

Aparentemente, a Apple não imaginou que uma quantidade enorme de pessoas iriam tentar baixar a versão mais recente do software do equipamento na manhã seguinte. Como resultado, milhares, talvez centenas de milhares de novos proprietários do iPod Touch devem ter lembrado – sem muito afeto - de várias gerações dos meninos de Cupertino.

Os fóruns de suporte da Apple, bem como o Yahoo Answers, lotaram de reclamações semelhantes, até que alguns usuários do iTouch registraram que puderam finalmente atualizar os dispositivos no domingo (28/12).

Tal problema não é novo e algo parecido aconteceu em julho quando a Apple inaugurou a App Store, lançou o MobileMe, atualizou seu sistema operacional móvel e liberou a ativação do iPhone 3G – tudo isso no espaço de 24 horas. Na ocasião, São Steve foi obrigado a admitir a bobagem que fizeram.

Desastres de Natal como este não são exclusividade da Apple e nem atingiram a escala que a Disney enfrentou em 1994, quando os CD-ROMs do Rei Leão foram entregues sem que os drivers de vídeo tivessem sido testados. O resultado foi que milhares de crianças viram seu presente de Natal deixar de funcionar.

Mesmo assim, era de se esperar que a “Companhia que sabe como” deveria ter se precavido do excesso de carga que a venda em massa de novos dispositivos acarreta quando precisam ser atualizados.

Tal problema nos faz pensar quantas vezes ainda a Apple poderá testar a paciência dos seus fiéis seguidores antes que eles comecem a perder a fé na empresa.

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