Home > Notícias

Abinee: Indústria de eletroeletrônicos reage e cresce 11% em 2008

Segundo a entidade, setor sentiu os efeitos positivos do PAC e das ações do governo para disseminação da tecnologia.

Rodrigo Caetano, repórter do Computerworld

04/12/2008 às 11h05

Foto:

O faturamento da indústria de eletroeletrônicos em 2008 registrou crescimento de 11% em comparação com 2007, informou nesta quinta-feira (04/11) a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). No total, faturamento das empresas desse setor deve alcançar a marca de 123 bilhões de reais.

Segundo a Abinee, o setor sentiu os efeitos positivos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e das ações para disseminação da tecnologia da informação - como a MP do Bem e os programas do governo para inclusão digital.

De acordo com a Abinee, a crise financeira mundial não afetou significativamente a indústria. O setor de informática, em 2008, teve faturamento de 34,89 bilhões de reais - um crescimento de 11% em relação a 2007. No segmento de telecomunicações, o crescimento ficará em 21%, com faturamento de 21,13 bilhões de reais.

Apenas os setores de componentes elétricos e eletrônicos, que caiu 5%, e de utilidades domésticas, que não teve crescimento, foram mal durante este ano.

Para 2009, a associação acredita que a indústria de eletroeletrônicos pode crescer 7%, com faturamento de 132,81 bilhões de reais. Segundo a Abinee, a trajetória do crescimento do setor tem acompanhado o desempenho do País. As projeções para o próximo ano indicam crescimento por volta de 3%, o que permite ao setor estimar um avanço de 7%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail