Home > Notícias

Abinee: queda de até 5% no faturamento de eletroeletrônicos em 2009

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica prevê, oficialmente, retração de 2%, mas admite que recuo pode ser maior.

Fabiana Monte, da Computerworld

24/08/2009 às 16h31

Foto:

O faturamento do setor eletroeletrônico no Brasil pode cair até 5% em 2009, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato. Oficialmente, a entidade prevê retração de 2% na receita do segmento, percentual que Barbato disse preferir não alterar, pelo menos por hora, devido à volatilidade dos números do setor. "Está muito difícil fazer projeções no Brasil, mas nossa sensação é que os números não serão bons", afirma.

O resultado do primeiro trimestre de 2009 aponta para queda em diversas variáveis. O faturamento do setor como um todo regrediu 13% em relação aos seis primeiros meses do ano anterior. Os números do segundo trimestre isoladamente indicam desempenho 14% inferior ao mesmo período de 2008. Com a projeção de retração de 2%, o faturamento do setor deve totalizar 121 bilhões de reais, contra 123,1 bilhões em 2008.

O desempenho no segundo trimestre de 2009 foi pior do que os números trimestre anterior, com quedas de 12% e 14%, respectivamente, comparados com os mesmos períodos do ano passado. Segundo análise da Abinee, o resultado inferior no segundo trimestre deve-se à base de comparação, já que no mesmo período de 2008 o setor vivia uma fase de forte crescimento.

Entre as oito áreas consideradas pela Abinee na análise conjuntural do setor (automação industrial; componentes; equipamentos industriais; geração; transmissão e distribuição de energia elétrica; informática; material de instalação; telecomunicações; e utilidades domésticas), apenas a de informática apresentou crescimento no faturamento durante o segundo trimestre do ano. O avanço foi de 2% em comparação ao mesmo período de 2008, embora o resultado semestral tenha registrado retração de 7%.

Por outro lado, o segmento de telecomunicações teve queda de 20% no segundo trimestre de 2009 contra o mesmo período do ano passado. No semestre, a variação negativa foi de 15%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail