Home > Notícias

ABNT pede à ISO que cancele homologação do OpenXML para e-documentos

Após discussão aprofundade sobre o assunto, entidade pede cancelamento de todo o processo de padronização.

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!

26/06/2008 às 15h22

Foto:

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) resolveu pedir à Organização Internacional para Padronização (da sigla em inglês, ISO) que cancelasse o processo ISO/IEC DIS 29500, responsável por tornar o OpenXML, da Microsoft, um padrão de mercado para documentos eletrônicos.

A decisão é um desdobramento do pedido de reconsideração que a organização havia enviado à ISO para impedir a formalização do OpenXML, no final de maio.

Em aviso enviado aos seus associados nesta quinta-feira (26/06), a ABNT informa que resolveu "solicitar à ISO o cancelamento de todo o processo de elaboração da ISO/IEC DIS 29500 e seu retorno como um novo item de trabalho (NWIP) seguindo o processo normal de elaboração".

O citado "processo normal de elaboração" não contaria com o polêmico “fast track”, onde dezenas de alterações propostas para a versão final do OpenXML foram aprovadas ou rejeitadas em bloco, na principal crítica da comitiva brasileira presente no processo de avaliação do OpenXML, em Genebra.

Os países que enviaram apelos contra a aprovação do OpenXML deveriam mandar à ISO propostas de encaminhamento com mais argumentos que sustentassem os apelos.

Segundo o diretor-geral da ODF Alliance Brasil, Jomar Silva, a ABNT discutiu em Brasília o aprofundamento dos argumentos (considerados muito superficiais na primeira versão), o que acabou resultando no "pedido objetivo" ao ISO pelo cancelamento de todo o processo.

No final de maio, Brasil, Índia, África do Sul e Venezuela enviaram apelos à ISO contra o processo ISO/IEC DIS 29500, o que exigiu que a organização postergasse a homologação do OpenXML como padrão ISO até que todos os apelos fossem considerados e debatidos.

A ABNT espera uma resposta oficial da ISO para estudar suas próximas atitudes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail