Home > Dicas

Acabe com bugs irritantes no Safari 4

Navegador da Apple, que está em sua versão beta, enfrenta problemas para salvar várias páginas da internet. Saiba como resolver isso

Ted Landau, Macworld/EUA

04/05/2009 às 11h21

Foto:

Um bug irritante tem atormentado vários usuários do Safari 4 beta. Ok, programas em versões beta costumam ter bugs, e esperasse que eles sejam resolvidos na versão final do produto. Mas muita gente passa um bom tempo usando essas ferramentas beta (a exemplo do Gmail) e esta pane é tão irritante que não dá para ignorar.

Vamos a ela: ao tentar salvar uma página como arquivo de internet, utilizando a opção Save As..., o brower muitas vezes não coopera. Ao invés disso, oferece uma mensagem de erro "The document...could not be exported."

>Acompanhe a Macword Brasil no Twitter

Não se sabe exatamente o que causa o erro. Mas é provável que isso tem relação com o recurso de geração automática de nome da função de salvamento da página. Porém, não importa o que você faça na hora de escolher um nome, o erro continua.

De qualquer forma, não há como dizer que ele está relacionado a páginas específicas. Uma forma de driblar o problema é fechar o Safari 4, abrí-lo novamente com a opção Reopen All Windows From Last Session.  A página que apresentou problemas para ser salva deverá ser armazenada, desta vez.

bug-safari300
Pane na hora de salvar: armazenar em PDF pode ser a solução

Porém, esta solução também não funciona sempre. Mas se esse procedimento não funcionar, a outra forma de corrigir o problema é salvar o arquivo em PDF (ao clicar em Print, vá até PDF e selecione Save as PDF).

Menos frequente que este, também foi identificado um segundo bug envolvendo o recurso de salvamento do Safari 4.  Neste caso, você recebe a mensagem  "You cannot save this document with extension '.com' at the end of the name. The required extension is '.webarchive'." A boa notícia é que há uma solução mais fácil neste caso.  A mensagem de erro inclui o botão Use .webarchive. Basta clicar nele que a página será salva.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail