Home > Dicas

Acabe com os eventos repetidos no Calendário do iPhone

Veja como apagar compromissos duplicados no smartphone e tornar suas sincronizações com MobileMe e com Mac uma coisa só

Macworld/EUA

06/05/2011 às 15h53

Foto:

O leitor Michael Beaudoin está frustrado com um iPhone que tem informações demais. Ele escreveu

Tenho um iPhone com MobileMe. Quando sincronizo o iCal com o MobileMe e com o iPhone, os itens do calendário do meu celular são duplicados (e, às vezes, triplicados). Tenho sincronizado com calendários nas Preferências de Sincronização e no iTunes. Tentei várias combinações ao habilitar e desabilitar itens, mas continuo com o mesmo problema.

Em primeiro lugar, você corre o risco de ter itens copiados se habilitar a sincronização tanto do MobileMe quanto do iTunes. Para conferir isso, plugue o iPhone no Mac, selecione o aparelho no iTunes, vá na aba Info e escolha o item Sync iCal Calendars. Procure pela informação abaixo:

Your calendars are being synced with MobileMe over the air. Your calendars will also sync directly with this computer. This may result in duplicated data showing on your device.

Essa é uma dica muito importante de que você está provocando esse sintoma, e precisa escolher entre sincronizar com o Mac ou com o MobileMe. É possível desabilitar a sincronização a partir do próprio iTunes ao desligar a opção Sync iCal Calendars.

O player irá oferecer a remoção dos calendários do iTunes do iPhone. Uma alternativa também é fazer isso através do iPhone; em Mail, Contacts, Calendars, selecione sua conta do MobileMe e toque no interruptor próximo à Calendars, para que ele seja desligado. Surgirá  uma opção para apagar esses eventos do smartphone.

Ainda não sabe o que está acontecendo? Abra o aplicativo Calendars no iPhone, clique em Calendars no canto superior esquerdo e, em seguida observe o texto da barra superior da janela. Se estiver escrito From My Mac juntamente com outra entrada, que inclui seu endereço do MobileMe (usuario@me.com, por exemplo), os compromissos estão sendo duplicados.

apagarcalendars01.jpg

Ao apagar os compromissos do seu iPhone, fique tranquilo: tudo é armazenado na nuvem, e não no smartphone

Contudo, suponha que o usuário tenha eventos diferentes nos calendários que foram sincronizados a partir do Mac e pelo MobileMe e você quer todos esses compromissos no iPhone. Também é possível alcançar esse resultado:

Conecte o iPhone no computador e, na aba Info, desabilite a sincronização do iCal. Quando for oferecido pare remover os calendários que estão armazenados atualmente no iPhone, escolha para mantê-los e clique no botão Apply, na base da tela.

No iPhone, nas preferências do Mail, Contatcts e Calendars, selecione sua conta do MobileMe. Desligue o interruptor e, novamente, o celular irá oferecer a opção para manter ou apagar os calendários; desta vez, delete os arquivos (não se preocupe, eles são armazenados na nuvem). Agora volte e coloque o indicador do Calendars novamente como ligado e, na tela seguinte, toque em Merge.

O que acontece, então? Os eventos duplicados que estavam armazenados no iPhone (aqueles que foram sincronizados com o Mac) e no MobileMe serão mesclados, e os compromissos adicionais que não foram encontrados no calendário do MobileMe serão adicionados ao serviço.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail