Home > Dicas

Acabe com problemas de permissão de disco no Mac

Procedimento repara os erros que surgem no uso do Utilitário de Disco (seja no Leopard ou novo Snow Leopard); saiba como resolver a questão

Macworld/EUA

31/08/2009 às 11h15

Foto:

Recebemo um e-mail de um leitor relatando alguns erros de permissão de disco após fazer a atualização para o Mac OS X 10.5.8. Segundo ele, mesmo após usar o recurso de reparo de permissões de disco, do Utilitário de Disco, nenhum dos problemas foi resolvido.   Ao visitar o fórum de discussões da Apple, notamos que outros usuários têm o mesmo problema.

Para corrigi-lo, fizemos um reparo de permissão de disco em nosso próprio Mac – algo que não era feito há muito tempo. Foi relatada uma lista extensa de erros. Para ter ideia do seu tamanho, copiamos o conteúdo para o TextEdit e tivemos 911 páginas de erros (sim, 9-1-1 páginas!).

Como não estávamos tendo problema algum com nosso Mac, decidimos fazer a reparação de disco. Melhorou. A lista de erros diminuiu para quatro páginas. Mas como resolver os erros que sobraram? Seriam os mesmos relatados pelos usuários?

O site de suporte da Apple possui um artigo contendo várias mensagens de erro de permissão de disco que podem ser simplesmente ignoradas com segurança. Notamos no fórum de discussão da Apple que muitos dos erros divulgados pelos usuários estavam nessa lista.

bugsnowleopard300

Problemas com reparo de permissões: muitas mensagens de erro podem ser ignoradas

Para nós, o artigo da Apple esclareceu todas as dúvidas. Todos os erros das quatro páginas podem ser ignorados com segurança. A maioria deles aparecia como “As permissões são diferentes em ‘System/Library/...’, devem ser -rw-r--r--e são lrw-r--r—“.

Para quem receber erros que não podem ser ignorados (não constam na lista da Apple), a empresa recomenda que  seja baixado o Mac OS X 10.5.8 Combo Update e instalado duas vezes (sem selecionar para reparar permissões entre as instalações). Embora muitos tenha tido sucesso com essa medida, não funcionou com nossa lista de erros.

Fazendo o mesmo procedimento inicial com o Snow Leopard, apenas quatro erros foram constatados (quatro erros, e não quatro páginas).  Depois de feita a reparação, apenas um erro estava na lista. Referia-se ao Remote Management que, segundo a Apple, pode ser ignorado.

Conclusão

Se você recebe erros misteriosos na lista de permissão de disco que não podem ser reparados, a melhor opção é mesmo fazer a atualização para o Snow Leopard.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail