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Acabe com programas que “congelam” no OS X 10.7.2

Ao abrir certos softwares, a "bola de praia da morte" surge na tela co computador - e o iCloud pode ser o grande culpado

Macworld/EUA

31/10/2011 às 16h21

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O Acorn é um ótimo editor de imagens para Mac, mas tem dado problemas para alguns usuários de Lion. Ao abrir um arquivo no programa, muitas vezes a imagem aparece na tela, mas o software, em seguida, ficava travado por 20 segundos ou mais, chegando às vezes a um minuto.

Surge, então, a chamada "bola de praia da morte", o círculo que indica que a máquina está "pensando, pensando...". Depois de entrar em contato com a assistência técnica da desenvolvedora, surgiram duas verdades: o problema não era do programa, e outros apps poderiam sofrer do mesmo problema. 

O primeiro passo nesse caso é checar as permissões em uma pasta, que não é lá muito conhecida: ~/Library/Application Support/Ubiquity. O fato é que esse Ubiquity é o nome interno que o Lion utiliza para se referir ao iCloud.

É sabido que, ocasionalmente, as permissões dessa pasta são alteradas por engano, deixando o local acessível apenas pelo usuário root, em vez daquele que está logado. E esses “congelamentos” poderiam acontecer em uma variedade de aplicações, mesmo aqueles que (ainda) não utilizam o iCloud. 

A maneira mais fácil de checar as permissões de uma pasta é ir até o Finder e escolher Ir,  Ir para Pasta, colar o endereço ~/Library/Application Support e apertar Return. Encontre a pasta Ubiquity nessa janela (uma dica é apertar a letra “U”, para ser mais rápido) e, com esse local selecionado, vá em Arquivo, Obter Informações. Na seção Compartilhamento & Permissões, certifique-se de que sua conta de usuário está listada, com as permissões de Leitura e Gravação.

No nosso caso, as permissões da Ubiquity estavam certas, logo, não explicavam o fato do Mac congelar. A desenvolvedora sugeriu, então, que a pasta fosse arrastada para a Mesa e o Mac reiniciado em seguida. Esse procedimento acabou com a espera indesejada. O Lion criou uma nova pasta Ubiquity, e o que quer que estivesse de errado com a versão anterior desapareceu. 

Se você atualizou para o OS X Lion 10.7.2 e, desde então, tem o mesmo problema, tente esta última solução. Contudo, lembre-se de manter a antiga pasta Ubiquity para testar se este é realmente o problema. Se, ao restaurar a pasta para sua localização original, os apps reproduzirem o congelamento, você já tem certeza da razão do problema.

 

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Arraste a pasta do iCloud para a mesa e, depois de reiniciar o Mac, o Lion irá criar uma nova

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