Home > Dicas

Acabe com toques acidentais no touchpad enquanto digita no notebook

Esbarrar sem querer no dispositivo apontador, desloca o ponteiro do mouse para um lugar inesperado, prejudicando o trabalho.

Rick Broida, da PC World / EUA

19/03/2009 às 15h29

Acidental_touchpad_ilustra150.jpg
Foto:

touchpad_acidente_150Levante a mão se isso já aconteceu com você: o usuário  está digitando em seu notebook e, como por mágica, o cursor pula para outro lugar do documento. O resultado é que o texto digitado acaba ficando no lugar errado, fora de ordem.

Este fato irritante geralmente acontece quando se encosta o dedo (ou parte da mão ou do punho) sem querer no touchpad do mouse de seu laptop, o que fazer o cursor mudar de lugar. Uma possível solução seria usar um mouse USB, mas isso pode não resolver o problema: alguns laptops deixam o touchpad ativado mesmo quando um mouse externo está conectado.

O que fazer
Felizmente, vasculhando as configurações do mouse no Windows, é possível encontrar uma solução. Infelizmente, notebooks distintos possuem touchpads e drivers distintos, ou seja, a solução não é universal.

Comece abrindo o Painel de Controle e então clique duas vezes em Mouse. Caso você veja uma aba de Seleção de Dispositivo, clique e marque uma opção parecida com Desativar TouchPad quando dispositivo de apontamento USB estiver conectado.

Não encontrou esta opção? Em nosso Acer Aspire One, clicamos na aba Configurações de dispositivo, depois no botão Configurações e reviramos as intermináveis opções do touchpad da Synaptics.

Em outro notebook, com Vista, achamos uma aba Tapping na janela de propriedades do mouse. Então ativamos a opção “desativar quando estiver digitando”, que impede o touchpad de reconhecer toques enquanto se tecla. Se seu laptop não oferece essa opção, busque algo similar.

typing_touchpad

Mexendo em um Samsung Q310, achamos um recurso incrível: uma chave que ativa e desativa o touchpad. Impossível algo mais simples do que isso. Atenção, fabricantes de laptop: abram o olho!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail