Home > Notícias

Ação antitruste gera multa de 1,06 bilhão de euros para a Intel

Companhia foi condenada em ação no mercado europeu. Maior prejudicada pelas práticas da Intel foi a AMD.

IDG News Service / Bélgica

13/05/2009 às 8h13

Foto:

ATUALIZADA ÀS 11H45MIN

Como previsto, a Comissão Européia, órgão da União Europeia que fiscaliza a competição no bloco econômico, decidiu nesta quarta-feira (13/05) que a Intel é culpada das acusações de truste e de práticas ilegais contra a competição no mercado de microprocessadores europeu. Junto com a decisão a Comissão multou a companhia em 1,06 bilhão de euros (cerca de 3 bilhões de reais).

Segundo Neelie Kroes, comissário de Competição da comissão, a ação antitruste movida contra a Intel tem o objetivo de proteger os consumidores. “A Intel prejudicou milhões de consumidores europeus (com suas táticas)”, disse ela, acrescentando que a pesada multa “não deve se vista com surpresa”.

A multa de 1,06 bilhão de euros, porém, é a maior já aplicada pela Comissão contra uma única empresa. O valor da punição foi calculado levando em consideração a duração das violações à competição praticadas pela Intel e a gravidade das ações.

Os descontos concedidos pela companhia a fabricantes de computadores e ao Media Markt, um dos maiores varejistas europeus, foi um dos fatos que mais pesou na decisão da Comissão. Segundo o órgão europeu, os descontos prejudicaram a rival AMD e os consumidores que, apesar dos preços mais baixos, não tiveram opção em suas escolhas, sendo forçados a comprar produtos da Intel.

A companhia foi acusada, ainda, de pagar fabricantes de computadores para cancelar ou atrasar o lançamento de máquinas equipadas com processadores feitos pela AMD e de vender seus processadores para servidores por preços bem abaixo do custo para grandes governos, como governos e universidades. Já a Media Markt foi gratificada por ter tirado de sua lista de produtos computadores com os processadores da AMD.

Agora, a Comissão vai monitorar a Intel e checar se as práticas de mercado da empresa continuam a ferir a competição.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail