Home > Notícias

Ação da Apple cai por preocupação com saúde de Jobs

Ação da Apple cai 10,1%, após fechamento da Nasdaq, por preocupação com a saúde do CEO e previsão de receita de US$ 7,8 bi no 4º trimestre.

IDG News Service/Taipé

22/07/2008 às 9h01

Foto:

A preocupação com a saúde de Steve Jobs, executivo-chefe (CEO) da Apple, e a previsão de resultados financeiros abaixo das expectativas para o quarto trimestre fiscal, provocaram uma queda no valor das ações da empresa, após o fechamento do mercado na tarde de segunda-feira (21/07).

As ações da companhia caíram 16,79 dólares ou 10,1%, após o fechamento da bolsa Nasdaq.

A desvalorização ocorreu no mesmo dia em que a Apple divulgou um  resultado financeiro positivo em seu terceiro trimestre fiscal, encerrado em 28 de junho.

A companhia registrou lucro de 1,07 bilhão de dólares, batendo a estimativa dos analistas financeiros, que era de 976 milhões de dólares. A receita da Apple também superou a expectativa da Thomson Financial (7,37 bilhões de dólares) e atingiu 7,46 bilhões de dólares, no terceiro trimestre fiscal.

Embora Jobs tenha sinalizado lançamento de novos produtos nos próximos meses, a previsão de resultados para o quarto trimestre fiscal ficou aquém das expectativas. A companhia prevê um lucro de 1 dólar por ação e uma receita de 7,8 bilhões de dólares para os próximos três meses.

A preocupação com a saúde de Jobs também colaborou para a queda nas ações da empresa. A condição física do líder da Apple tem sido motivo de preocupação desde 2004, quando Jobs removeu seu pâncreas em 2004. O tema voltou a ser discutido após a mais recente apresentação de Jobs, que parecia abatido, durante a Worldwide Developer's Conference, em junho.

Quando questionado sobre a ausência de Steve Jobs na conferência sobre os resultados da empresa, o Chief Operating Office da Apple, Tim Cook, disse apenas que "a saúde de Steve é um assunto pessoal" e acrescentou que o executivo não tem planos de deixar a companhia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail