Home > Notícias

Ação sobre rede de botnets reduz volume de spams em 41%

Total de spams enviados diariamente caiu de 190 bilhões em outubro para 112 bilhões no dia da desativação. Queda é temporária.

Redação do IDG Now!

13/11/2008 às 16h18

Foto:

O volume de spams caiu 41% mundialmente após a rede de botnets McColo Corp. ser desligada, informou a IronPort Systems na quarta-feira (12/11).

A rede saiu do ar após seu provedor de internet cortar sua conexão, segundo o jornal Washington Post. Entre os clientes da McColo, havia grupos de cibercrime que rodavam os maiores botnets para emissão de spams e distribuição de malwares.

“Imediatamente após a rede ser desligada, vimos uma queda gigantesca no volume de spams”, afirma o gerente de produtos da IronPort, Nilesh Bhandari.

Em outubro, a média de spams enviados diariamente foi de 190 bilhões, segundo Bhandari. O número caiu para 112 bilhões na quarta-feira (12/11) com o desligamento da McColo.

O executivo explica que a rede hospedava dois dos maiores botnets do mundo, o Srizbi e Rustock - que transformam os computadores em zumbis para o envio de spams.

A trégua, contudo, provavelmente será breve. “É ótimo ter este respiro, mas achamos que será realmente temporário”, diz Bhandari.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail