Home > Notícias

Acer aposta alto em ultrabooks para 2012

Fabricante espera que segmento seja seu principal impulso de crescimento no próximo ano. Mercado deve conhecer 50 novos modelos em janeiro.

IDG News Service / EUA

08/12/2011 às 19h15

Foto:

A Acer focará em produzir ultrabooks em 2012 como parte de um plano para conseguir mais consumidores. A fabricante taiuanesa afirma que vai se concentrar em vender essa nova classe de notebooks ultrafinos em mercados já estabelecidos como os EUA.

“Os ultrabooks se tornarão nosso ponto chave de crescimento no próximo ano uma vez que os consumidores querem um notebook mais fino, leve e com maior duração de bateria”, afirmou o chefe-executivo da empresa, J.T. Wang, durante uma entrevista para o Wall Street Journal.

Mas a Acer não é a única companhia que espera que os ultrabooks tornem-se “um hit”. Muitas fabricantes, incluindo Asus, HP, Lenovo, LG e Toshiba, já estão entrando nesse mercado, e outras empresas como Dell, Samsung e Sony devem fazer o mesmo em 2012. Alguns especialistas prevêem uma verdadeira enxurrada no segmento, com algo em torno de 50 modelos sendo apresentados durante a feira CES 2012 (Consumer Electronics Show), que acontecem em janeiro em Las Vegas, nos EUA.

Ultrabooks
Os Ultrabooks são a resposta da Intel para o MacBook Air, da Apple, direcionada aos usuários de Windows. A visão da fabricante para essa nova classe de produtos é fundir os melhores recursos dos tablets e notebooks em um só aparelho. 

Na teoria, os ultrabooks devem oferecer maior duração de bateria, perfis com menos de 2cm, funcionalidade instantânea, drives de estado sólido (SSD), os mais recentes processadores Intel Core (atualmente são os modelos Sandy Bridge) e ter preços abaixo de mil dólares (no Brasil, eles chegarão com preços a partir de 2.700 reais). 

A Acer anunciou recentemente que está prestes a enviar entre 250 mil e 300 mill ultrabooks até o final deste ano. Enquanto isso, os usuários se afastaram dos notebooks mais baratos da empresa em favor dos tablets ou por causa da piora da situação econômica no mundo.

Mais caro ou barato?
Enquanto o CEO da Acer está falando em aumentar as margens de lucro com os ultrabooks em 2012, outros membros da companhia pensam em tornar esses aparelhos mais baratos. No início de dezembro, o presidente da companhia, Jim Wong, afirmou que a Acer pretende baixar para menos de 900 dólares os preços dos ultrabooks até a metade de 2012 e então para cerca de 500 dólares em 2013.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail