Home > Notícias

Acer irá lançar tablet com o sistema operacional Meego

Modelo com tela de 10 polegadas rodará o sistema da Intel em um processador Atom e estará disponível no mercado mundial no fim deste ano

Michael Kan, IDG News Service

01/06/2011 às 12h22

Foto:

BEIJING (06/01/2011) - A Acer irá lançar neste ano um tablet com tela de 10 polegadas equipado com um processador Atom e sistema operacional Meego, ambos desenvolvidos pela Intel. O tablet foi mostrado durante um evento da Intel na feira de tecnologia Computex, em Taipei, nesta quarta-feira. O aparelho é parte da linha “Iconia M Series”. A Acer ainda não decidiu o preço, mas de acordo com David Lee, vice-presidente da empresa, o produto terá lançamento mundial.

O novo tablet da Acer é um sinal do esforço da Intel em aumentar sua presença entre os dispositivos móveis como tablets, um mercado “quente” nos EUA, no qual a fabricante de chips tem demorado para entrar.

acer_tabletmeego-360px.jpg

David Lee apresenta o novo tablet com processador Atom e sistema MeeGo

A maioria dos tablets atualmente no mercado usa processadores desenvolvidos pela rival ARM Holdings, já que estes chips são considerados mais eficientes no consumo de energia que os da Intel. Ao mesmo tempo, os sistemas operacionais mais populares em tablets são o Android da Google e o iOS da Apple.

A Intel vem trabalhando para conseguir que seus próprios chips sejam usados em tablets e investindo na linha de processadores Atom. Em Abril a empresa anunciou o mais novo processador desta linha, de codinome Oak Trail, afirmando que o chip proporcionará maior autonomia de bateria aos aparelhos. Segundo a Intel, 35 tablets equipados com seu novo processador já foram anunciados.

A Intel disse que o novo tablet da Acer usará um processador Atom, mas não especificou se ele faz parte da família Oak Trail. A empresa também está trabalhando para desenvolver processadores mais avançados que proporcionarão economia de energia ainda maior.

O novo tablet da Acer também é um sinal de que o sistema operacional MeeGo não está morto, apesar do golpe recebido no início deste ano quando a Nokia, parceira da Intel no desenvolvimento, abandonou projetos para usar o MeeGo e seu próprio sistema operacional, o Symbian, em favor do Windows Phone 7 em seus futuros smartphones.

O MeeGo também surgiu em outros aparelhos mostrados durante a Computex, incluindo netbooks da Asus, Lenovo e Samsung. A Intel espera que mais netbooks e tablets equipados com seu sistema operacional sejam lançados em breve.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail