Home > Notícias

Acer lança tablets com Windows e Android e notebook com duas telas touch

Fabricante apresentou novidades em evento para a imprensa em Nova York; produtos chegam ao mercado no ano que vem.

Renato Rodrigues, do IDG Now!

23/11/2010 às 16h58

Foto:

acer-iconia_original

NOVA YORK (EUA) - Um notebook com duas telas multitoque foi o principal destaque entre os lançamentos da Acer nesta terça-feira (23/11), durante evento para a imprensa mundial em Nova York (EUA). Chamado de Iconia, o notebook é formado por duas telas LCD de 14 polegadas com resolução de 1366x768 pixels, protegidas com o vidro "Gorilla", mais resistente a riscos, marcas de dedos e quedas. 

O equipamento tem processador Intel i5 (2,66 GHz), 2GB de RAM, HDs de 320GB ou mais, saída HDMI e terá versões com 3G. O preço não foi divulgado.

acer-iconia-2

A segunda tela oferece alguns recursos interessantes. Ao colocar as duas mãos sobre elas, surge um teclado virtual, que pode ser convertido para modo de reconhecimento de escrita/desenho. No entanto, ele não tem tecnologia de feedback haptic, que dá uma resposta "física"aos comandos no teclado, e pareceu um tanto impreciso na precisão ao toque. A bateria dura 3 horas, segundo um engenheiro da Acer.

Outra ferramenta interessante é o "touch browser". Ela permite selecionar uma área do site e a marcar como item de "My Journal", na tela inferior. Essa área é atualizada automaticamente, e o usuário pode montar um painel com os recortes de seus sites favoritos.

Ao colocar a ponta dos cinco dedos na tela, surge um painel rotativo que dá acesso a painéis de controle de música, fotos, vídeos, redes sociais, e a ferramentas como edição de fotos.

Tablets
A fabricante também anunciou o lançamento de tablets com sistema Android e outro com Windows 7.

O primeiro modelo é um concorrente direto para o Galaxy TAB, da Samsung. Ele tem 7 polegadas, com resolução de 1280x800, proporção 16:10 e câmera frontal capaz de gravar vídeo em alta definição (720p). Outro diferencial é a saída HDMI e o protocolo wireless DLNA, que permitem compatilhar conteúdo com TVs HD, por exemplo.

O tablet, ainda sem nome, tem processador dual core e suporte ao Flash Player 10.1 - um ponto criticado no iPad. Em termos de conectividade, suporte a Wi-Fi e 3G. A Acer não divulgou previsão de preço.

A fabricante taiwanesa também anunciou modelos de 5" - um híbrido entre smartphone e tablet -, e outro com 10 polegadas, todos com as mesmas especificações.

Os dispositivos também trarão um novo protocolo para compartilhamento de conteúdo digital chamado clear.fi, que permite partilhar mídia entre dispositivos compatíveis (smartphones, notebooks e TVs, por exemplo) -- tal como na plataforma DLNA. A diferença, diz a Acer, é que o clear.fi aceita mais formatos de arquivos e oferece uma interface mais amigável.

Os dispositivos Android devem chegar ao mercado em abril, mas isso depende do lançamento da versão do sistema operacional da Google para esse tipo de aparelho. "Não vamos lançar tablet com sistema operacional de telefone", disse o CEO da empresa, Gianfranco Lanci, numa clara alfinetada ao produto da Samsung.

Outro anúncio foi um tablet de 10 polegadas com Windows 7. O modelo, também ainda sem nome, tem 15 mm de espessura, pesa menos de 1 kg e traz um dock com teclado físico que praticamente o transforma em um netbook. Ele deve chegar ao mercado em fevereiro.

O processador será o Fusion, nova plataforma da AMD com previsão de lançamento para as próximas semanas. Ele também terá duas câmeras - frontal e traseira - ambas com 1,3MP, Wi-Fi e 3G.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail