Home > Notícias

Aspire One 532G será o 1º netbook com a plataforma next generation Ion

Portátil trará ainda a tecnlogia Optimus, da nVidia, lançada em fevereiro, e que faz uso inteligente da GPU discreta.

Agam Shah, da IDG News Service/EUA

18/02/2010 às 16h11

aspire_one_532g_150.jpg
Foto:

aspire_one_532g_150Em comunicado divulgado na segunda-feira (15/2), a Acer informa que lançará até o final de março o netbook Aspire One 523g. O equipamento será o primeiro netbook do mercado a trazer a nova gráfica da nVidia, chamada next generation Ion, e que pode elevar esses pequenos computadores portáteis à categoria de uma máquina multimídia em potencial. A Acer diz que será a primeira fabricante a lançar netbooks já com a  nova plataforma da nVidia.

O netbook 532g conta com processador Atom N450, de 1,6 GHz e irá incluir 512 MB de memória dedicada para o chip de vídeo do Ion 2, para dar suporte a gráficos de alta definição. A Acer não informou quanto o equipamento irá custar.

Guerra dos chips gráficos
No final de 2008, a nVidia lançou a primeira versão da plataforma Ion, prontamente adotada por fabricantes como HP e Lenovo em netbooks. A plataforma Ion insere um chip gráfico poderoso no lugar do chip gráfico integrado na placa-mãe do netbook. O resultado é um aumento significativo no poder de processamento de imagens e capacidade de reprodução de vídeos de alta definição.

No ano passado, a plataforma desencadeou uma guerra de palavras entre a nVidia e a Intel sobre o uso de netbooks. Para a Intel, netbooks são máquinas de baixo custo projetadas para atividades básicas, como navegar na internet e processar textos. Já a nVidia defende que esses dispositivos portáteis podem ser usados com um chip gráfico poderoso - preços ligeiramente superiores - para apoiar conteúdos de alta definição.

A Intel argumentou que o poder gráfico oferecido pelo Ion faz com que a duração do tempo de bateria diminua significativamente. A resposta da nVidia chegou no início de fevereiro, quando a empresa anunciou a tecnologia Optimus, que promete mudar de forma radical o modo como os usuário de computadores
portáteis irão usar placas gráficas (GPU) discretas – ou seja, aquelas
que não estão integradas à placa-mãe.

Novas tecnologias
E é justamente nessas tecnologias que a Acer está apostando. Além do processador Atom N450, que inclui um chip gráfico embutido, o Aspire One 532g trará o next generation Ion e vai contar com a tecnologia Optimus. Segundo a Acer, o portátil terá autonomia de bateria de até dez horas se usado para aplicações básicas, como acesso a Internet e uso de aplicações
de escritório. Mas não informou quanto tempo a bateria irá aguentar se o netbook for usado para usado para exibir vídeos em alta definição ou
outras aplicações gráficas mais exigentes.

Em testes exclusivos realizados por PC World, o Asus UL50Vf, primeiro notebook do mercado a incorporar a tecnologia Optimus, sobreviveu bravamente oito horas e 32 minutos longe de uma tomada elétrica.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail