Home > Notícias

Acervo de obras raras da USP pode ser acessado pela internet

São 38 livros já disponíveis para consulta livre na web. Iniciativa aumenta acesso de pesquisadores, protegendo obras preciosas.

Redação do IDG Now!*

22/01/2009 às 8h29

Foto:

Alguns dos principais livros da Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da Universidade de São Paulo (USP) já estão disponíveis para consulta livre na internet.

O acervo conta com obras anteriores à fundação da USP, algumas inclusive dos séculos 15 e 16, e é mantido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da universidade.

A iniciativa permite que pesquisadores tenham acesso às obras preciosas, sem precisar se deslocar e sem o risco de danificá-las pelo manuseio.

Inicialmente foram selecionados 38 livros de várias áreas, obedecendo aos critérios de antiguidade, valor histórico e inexistência de novas impressões ou edições do título.

Entre os títulos está o Liber Chronicarum, uma história do mundo escrita em 1493, ricamente ilustrada e colorida à mão, com texto em gótico e notas manuscritas, além de Ordenações de Dom Manuel, de 1539, livro que traz em sua primeira folha uma xilogravura representando as armas portuguesas.

Mais informações podem ser obtidas na área Obras Raras, do site da Biblioteca Digital da USP.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail