Home > Dicas

Acesse com rapidez itens recentes no Mac

Mac OS X oferece várias formas ao usuário que pretende localizar arquivos e programas. Saiba como

Macworld/EUA

09/02/2010 às 11h58

Foto:

Seu Mac deve estar cheio de arquivos, pastas e aplicativos. No meio de tanta coisa pode ser complicado encontra os itens que você precisa. O Mac OS X oferece várias ferramentas como o Dock e a barra lateral do Finder que podem ajudar no acesso destes arquivos usados recentemente. Conheça essas e outras formas para acelerar esse processo.

Menus de itens recentes
A primeira forma de acessar os itens atuais é a partir do menu Itens Recentes, acessível a partri do ícone da maçã, no canto esquerdo da tela. Há três sessões nesse menu: Aplicativos, Documentos e Servidores. É a forma mais simples e fácil de chegar até eles.

Limpe os itens recentes
Se você quiser redefinir esse acesso, removendo coisas desnecessárias, selecione Limpar Menu, que fica no final da lista de Itens Recentes. Você também pode limpar apenas uma das sessões. Basta ir ao menu Aparência, no Preferências do Sistema, e alterar o número de itens que são exibidos no menu.

Itens recentes dentro do Finder
Muitas vezes, você quer encontrar algum arquivo recente para enviar a um amigo. O Spotlight pode ser uma boa saída, mas quem usa o Snow Leopard pode usar um outro meio. Com o menu Itens Recentes aberto, pressione a tecla Command. Aparecerá a frase “Mostrar X no Finder”. Com o arquivo aberto dentro do Finder, fica fácil de anexá-lo a um e-mail.

146149-recent_items_show_586.jpg

Sessão de busca da barra lateral do Finder
O Finder oferece boas chances de encontrar com facilidade um arquivo usado recentemente. Abra uma janela no Finder e vá para a opção Search For no final da barra lateral. Os resultados podem ser filtrados por data ou por alguns caracteres digitados no campo de busca. 

Itens recentes na pilha do Dock
Outra ótima forma de visualizar os itens recentes está na pilha de arquivos no Dock – apenas para os sistemas Leopard e Snow Leopard. Esse recurso não é oferecido por padrão, no entanto pode ser ativado com a execução da seguinte linha de comando no Terminal (Aplicativos/Utilitários).

defaults write com.apple.dock persistent-others -array-add '{ "tile-data" = { "list-type" = 1; }; "tile-type" = "recents-tile"; }'

Pressione Return. Agora digite:

killall Dock 

e pressione Return novamente.

No Dock, você verá uma pilha com os arquivos recentes. Clique sobre ela para ver os 10 últimos aplicativos usados. Se preferir mudar a exibição da pilha, dê um Control+Clique para escolher entre Documentos, Servidores, Volumes, etc. Para remover a pilha do Dock, basta arrastá-la para fora.

146149-dock_stack_188.jpg

Arquivos do Office e iWork
Documentos, planilhas e apresentações recentes do pacote Office e iWork podem ser facilmente abertos por meio do submenu Abrir Recente, que fica dentro do menu Arquivo destes programas. O recurso é muito comum e está presente na maioria dos aplicativos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail