Home > Notícias

Acesse e-mails e páginas da web mesmo offline

Saiba como ler suas mensagens eletrônicas e navegar por páginas da internet em locais como dentro avião

Joe Kissell, Macworld- EUA

09/03/2009 às 16h32

Foto:

Por mais que a internet pareça estar por toda parte hoje em dia, ainda há momentos em que ela está fora do seu alcance – em um avião, por exemplo, ou qualquer lugar que falte um hotspot. Mas você ainda pode fazer duas coisas que tipicamente exigem uma conexão com a internet – usar e-mail e navegar pela web – mesmo quando estiver offline. Tudo que você precisa é estar preparado. Saiba como:

E-mail

Você obviamente não pode enviar ou receber correio eletrônico sem uma conexão à internet. Mas pode ler mensagens que já foram recebidas e criar respostas e novas mensagens - elas só vão ter que esperar pacientemente até que você esteja conectado novamente.

Antes de partir - Se você usa apenas um Mac para e-mail, e se você acessa todas as suas contas usando POP, suas mensagens recebidas são automaticamente baixadas para o seu computador. Caso tenha configurado o cliente de correio eletrônico para pular ou recuperar apenas parcialmente mensagens grandes, você deve mudar isso antes de ficar offline.

Em Mail, escolha Mail, Preferences, clique em Accounts, e selecione sua conta POP na lista à esquerda. Na barra Advanced, certifique-se de deixar o campo Prompt Me To Skip Messages Over em branco.

No Entourage, escolha Tools, Accounts, clique na barra Mail, e dois cliques na sua conta POP. Na janela Edit Account, vá até a barra Options e tenha certeza de que a opção Partially Receive Messages Over não está selecionada.

Se você usa uma ou mais contas IMAP, MobileMe, ou Exchange, seu cliente de e-mail deve baixar cópias locais de suas mensagens – mas você deve verificar algumas configurações para garantir.

Na opção Mail, escolha Mail, Preferences, clique em Accounts e selecione sua conta IMAP, MobileMe, ou Exchange na lista à esquerda. Na barra Advanced, confira se o menu pop-up Keep Copies Of Messages For Offline Viewing está marcando All Messages And Their Attachments.

offline1

Para fazer o Entourage baixar as mensagens IMAP e mantê-las automaticamente sincronizadas, configure sua conta como mostrado acima

O Entourage sincroniza contas do Exchange automaticamente. Se você tem uma conta IMAP, escolha Tools, Accounts , clique na barra Mail, e dê dois cliques no nome da conta IMAP. Na janela Edit Account, vá até a barra Options. Selecione Always Download Complete Message Bodies, e desmarque as opções Inbox Only e Partially Receive Messages Over. Também selecione Live Sync e Connect Immediately On Launch; desmarque Only Connect To Inbox e Disconnect From Server After X Minutes.

Se você ajustar as configurações de seu cliente de e-mail como descrito, tanto o Mail quanto o Entourage estarão automaticamente sincronizarão suas pastas de e-mail no servidor com seus pares locais. Ainda assim, não custa verificar seu e-mail manualmente uma última vez antes de sair. Se você usa o Mail, que promove uma sincronização completa periodicamente, deveria escolher Mailbox, Synchronize All Accounts e esperar alguns minutos antes de desconectar da rede.

Google Gears para o Gmail - Se você usa o Gmail e prefere acessar sua conta usando um navegador de internet ao invés de um cliente de e-mails, você também pode ter acesso  offline às mensagens salvas e deixar novas mensagens prontas de molho para serem enviadas depois. Para isso, primeiro instale o Google Gears, que permite que se trabalhe com aplicativos Google de forma offline. O Gears tem suporte para Safari e Firefox com plataforma OSX.

Visite gears.google.com, clique no link para baixar o software e siga as instruções para a instalação. Depois, entre na sua conta do Gmail, clique no link Settings no topo da página e, e no caminho Labs. Procure pela opção Offline, selecione o botão Enable, e então clique em Save Changes. Agora selecione Offline no topo da janela. Clique em Next para confirmar sua decisão de instalar o acesso offline. Se você quiser um atalho opcional, clique em Yes.

Agora espere enquanto seu e-mail sincroniza; isso pode levar alguns minutos. Dependendo do volume de mensagens na sua caixa, o Gmail pode baixar apenas uma parte delas. Quando a sincronização estiver finalizada, você pode ficar offline em segurança.

Na estrada - O Entourage perceberá automaticamente que você está offline, permitindo que você continue a trabalhar com as mensagens que baixou e deixando qualquer mensagem da caixa da saída na fila até que encontre uma conexão. O Mail faz o mesmo, mas deve demorar um pouco enquanto tenta (e não consegue) se conectar aos seus servidores de e-mail. Para evitar que o Mail tente usar mensagens online, escolha Mailbox e Take All Accounts Offline. Você pode trabalhar normalmente em qualquer um dos programas, inclusive preenchendo e movendo e-mails.

Se você usa a função Offline do Gmail, também pode dar um clique duplo no atalho do Desktop (se criou um) ou simplesmente digitar http://mail.google.com/ no seu navegador. Dá para navegar por qualquer uma das mensagens que o Gmail armazenou localmente, e qualquer nova mensagem criada será enviada assim que você se conectar à Internet novamente e abrir a página do Gmail.

Quando voltar - Uma vez reconectado à Internet, o Entourage deve enviar automaticamente enviar qualquer mensagem que estiver na caixa de saída, baixar novas mensagens, e mudar a localização no servidor de qualquer mensagem que tenha sido movida localmente. No Mail, escolha Mailbox e Take All Accounts Online. Tudo deve sincronizar automaticamente em questão de minutos; se você ainda tiver mensagens aguardando para serem enviadas depois de dez minutos, feche o Mail e abra-o novamente.

Navegação de Internet

Se tudo o que você precisa é informação de uma quantidade limitada de páginas, pode empacotar seu conteúdo e levar consigo para ler, mesmo quando estiver sem acesso à rede.

Antes de partir: O truque para navegar offline é salvar todas as páginas que você possa precisar de uma forma apropriada, antes de perder acesso à internet.

O Safari permite que você salve uma página – incluindo gráficos e outros arquivos relacionados – em um arquivo Web. Para salvar um arquivo no Safari, simplesmente escolha File, Save As. No menu pop-up Format, na parte de baixo da janela Save, confira se Web Archive está selecionado. Selecione um nome e um lugar para salvar o arquivo, e clique em Save. É isso.

O Firefox pode fazer tanto quanto com as extensões. Uma vez que você tenha instalado a extensão ScrapBook, poderá  salvar a página ao escolher ScrapBook, Capture Page (command+shift+L). A extensão gratuita Breadcrumbs é ainda mais fácil: basta navegar pelas páginas que quer salvar; o Breadcrumbs salvará uma cópia de cada uma delas, que você poderá procurar depois.

Se precisar de mais de um punhado de páginas de um site ou não quer arquivá-las individualmente, pode usar ferramentas mais poderosas. Vários programas incluindo o Getleft (grátis), SiteSucker (requer doação), WebCopier for Mac (US$ 30), e WebDevil (US$ 35) – podem passar por um site inteiro e salvá-lo como um grupo de arquivos no seu disco rígido.

offline2

SiteSucker: entre com um endereço de internet que o programa baixa todos os arquivos para o disco rígido de seu computador

Esses copiadores de Web podem levar bastante tempo para fazer seu trabalho, então comece cedo. E tenha certeza de ler as instruções para configurar os limites e profundidade do que vai baixar (tentar baixar tudo de, digamos, CNN.com ou Apple.com vai consumir tempo e encher seu HD).

Na estrada - Se você salvou arquivos de Web no Safari, pode ver o conteúdo ao dar um clique duplo em um dos aquivos no Finder. O Safari abrirá e mostrará algo que parece e trabalha exatamente como no original (exceto por componentes como acesso a banco de dados de servidores). O mesmo acontece para qualquer copiador de sites – abra o principal arquivo HTML de determinado site (normalmente chamado de index.html) no seu navegador favorito, e então navegue pelo site como faria normalmente.

No Firefox, se você usou a extensão ScrapBook, veja as páginas salvas escolhendo pelo nome no menu do ScrapBook. Para pesquisar uma página salva usando a extensão Breadcrumbs do menu pop-up, escolha Breadcrumbs  no meno de pop-up, à esquerda do campo de pesquisa na barra de ferramentas do Firefox, e pesquise por uma palavra de uma página visitada anteriormente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail