Home > Dicas

Acesse e reproduza conteúdos em Flash no iPhone ou iPad

Mesmo que não constem da lista de sites prontos para rodar no iPad, com ajustes é possível levar Flash aos produtos da empresa

Tony Bradley, da PC World/EUA

02/04/2010 às 15h21

Foto:

A cruzada da Apple contra o Adobe Flash é cada vez menos sutil. Esta semana, a empresa se apressou em tornar pública uma lista de sites "iPad-Ready" que usam não usam os mais recentes padrões da web - incluindo o HTML5, CSS3 e JavaScript - mas não usam Flash. 

O problema é que ainda existem milhões de sites que fazem uso do  Flash para oferecer conteúdo e publicidade online. Muitos deles de pequenas e médias empresas que não têm tempo ou orçamento para mudar do dia para a noite apenas para rodar em produtos da  Apple. 

Felizmente, problemas para algumas empresas são oportunidades para outras.  As consequências da guerra Apple x  Flash é a criação de um mercado emergente de serviços que acelerarem a conversão do Flash para HTML5 e permitam que sites em Flash usem o que estão chamando de "abordagem Bandaid" para rodar em dispositivos como o iPhone e o iPad, enquanto trabalham na migração do conteúdo e publicidade on-line para os novos  padrões web.

Uma das abordagem já em uso é simplesmente detectar solicitações provenientes dos iPhone e IPads, e redirecionar esse tráfego, automaticamente, para um conteúdo equivalente escrito em  HTML5 . 

Duas empresas, a Greystripe e a Brightcove, já oferecem esse serviço para iPhone.  A Greystripe trabalha mais no mercado de publicidade online (banners), através do uso de uma tecnologia  própria batizada de iFlash, que serve anúncios em Flash para o iPhone. A Brightcove, por sua vez, adopta uma abordagem semelhante, mas com um foco diferente. Enquanto Greystripe oferece publicidade online baseado em Flash para iPhone e iPad.  A Brightcove permite a seus clientes transmitir conteúdo de vídeo baseado em Flash. 

 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail