Home > Dicas

Acesso remoto deixa dados do PC disponíveis onde houver conexão web

Controle um computador a distância com aplicativos de terceiros ou mesmo uma ferramenta embutida no Windows. E sem gastar nada.

Adam Pash, da PC World/EUA

22/06/2009 às 14h44

ajuda_remota_150.jpg
Foto:

ajuda_remota_150Provavelmente você costuma levar seu notebook com você para todos os lugares, especialmente durante viagens. Afinal, a computação portátil está aí pra isso mesmo, não é?

Se você é do tipo organizado e faz periodicamente a sincronia entre os dados que estão no seu computador portátil com o desktop do trabalho ou o PC de casa, provavelmente não terá esquecido nada.

Agora, se em algum momento você perceber que esqueceu um importante arquivo (aquela apresentação na qual trabalhou a noite toda, o a proposta do projeto que iria apresentar ao cliente) no desktop, saiba que nem tudo está perdido se você tiver programas de acesso remoto instalados e - claro, a máquina na qual os dados estão armazenados estiver ligada.

Leia também:
> Como ter acesso ao PC mesmo estando do outro lado do mundo
> Truques para se tornar o super-herói dos PCs

Em meio a tantas ferramentas para acesso remoto - a maior parte delas pagas - existe uma, o LogMeIn, que é capaz de dar conta da maior parte das necessidades do usuário comum.

Com uma conta gratuita já dá para controlar seu PC remotamente a partir de qualquer outra máquina com acesso à internet e por meio do um programa navegador. Uma conta Pro (20 dólares/mês) irá permitir que se faça transferência de arquivos, sincronização de arquivos e muitas outras ferramentas. Tudo vai depender de suas necessidades.

logmein_580.jpg

Versão Pro do LogMeIn oferece uma série de recursos adicionais

Outro programa similar, mas com versão em português, é o TeamViewer. Gratuito para usuários finais, o aplicativo permite transferir arquivos, exibir apresentações a distância e, claro, O controle remoto do seu PC.

team_viewer_tela.jpg
Versão em português torna uso do TeamViewer mais fácil

Além desses aplicativos, saiba que o Windows também possui uma ferramenta de acesso remoto embutida no sistema. Basta habilitar a ferramenta Windows Remote Access e acessar remotamente outro computador, sem a instalação de softwares adicionais.

Mas ela possui uma limitação: somente PCs com Windows XP Pro, Windows Vista Business e Windows Vista Ultimate podem ser acessadas remotamente (ou serem hosts). Já qualquer sistema com Windows (XP ou Vista) pode ser usado para acessar um PC remoto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail