Home > Notícias

Acessórios para smartphone Samsung ajudam deficientes visuais a “ver” o mundo

Capa ultrasônica detecta obstáculos, e suporte permite que o smartphone leia documentos em voz alta.

Jared Newman, TechHive

14/03/2014 às 12h58

Samsung_Acessibilidade-435px.jpg
Foto:

A maioria dos smartphones tem recursos de acessibilidade que ajudam os usuários, especialmente os com deficiência visual, a navegar pelos recursos do próprio aparelho. Mas a Samsung está indo um passo além.

A empresa anunciou três acessórios para o smartphone Galaxy Core Advance (ainda não vendido no Brasil) que ajudam os deficientes visuais a interagir com o mundo. A Ultrasonic Cover, por exemplo, é uma capa que detecta objetos a até 1,8 m de distância do usuário e alerta sobre obstáculos com uma vibração ou voz. A idéia é que os usuários possam usar o aparelho para navegar por ambientes desconhecidos.

Já o Optical Scan Stand é um suporte que possibilita a leitura de documentos impressos. Basta inserir uma folha de papel na base e encaixar o smartphone no topo, deixando-o na altura ideal para escanear a página. O aparelho então reconhece o texto, e o lê para o usuário em voz alta.

Por um, as Voice Labels ajudam os usuários a indentificar objetos. Usuários podem colar uma etiqueta em um objeto e gravar uma curta descrição sobre ele. O aparelho pode então detectar o objeto nas proximidades, usando a tecnologia NFC, e reproduzir a descrição.

A Samsung diz que os acessórios foram criados através de “pesquisas e entrevistas aprofundadas”, e por enquanto só estão disponíveis para o Galaxy Core Advance, um smartphone mid-range equipado com uma tela de 4.7” e resolução de 480 x 800 pixels, processador dual-core e 1.2 GHz, 1 GB de RAM e câmera traseira de 5 MP, além de uma câmera VGA frontal para videochamadas. A Samsung diz que irá expandir as opções de acessibilidade para outros aparelhos no futuro. O preço dos acessórios não foi informado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail