Home > Notícias

Acidente com avião na Ucrânia vira post malicioso no Facebook

O alerta foi divulgado pela Bitdefender. Cibercriminosos estão usando mensagens sobre a queda do avião para disseminar vírus que afeta lista de amigos

Da Redação

29/07/2014 às 12h41

bitdefender virus.jpg
Foto:

Várias postagens maliciosas no Facebook sobre a queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia estão sendo usadas por cibercriminosos para disseminar vírus. As mensagens usam títulos chamativos, como "imagens inéditas" ou "revelações surpreendentes", para estimular o usuário a abrir ou mesmo a compartilhar com a lista de amigos.

Uma vez clicadas, as mensagens liberam o vírus e comprometem 40 amigos da vítima que são marcados na rede e acabam também sendo potenciais vítimas de um ataque de progressão geométrica.

Segundo a Bitdefender, especialista em sistemas antivírus, em geral, as mensagens estão atreladas a um link corrompido, com a raiz "goo.gl". Segundo Eduardo D´Antona, diretor da Bitdefender no Brasil, o risco é também para o ambiente corporativo. Ele alerta que as empresas devem se precaver não apenas adotando políticas de navegação que evitem sites perigosos, mas também orientando seus funcionários a evitar postagens sensacionalistas no Facebook e comunidades afins.

"Deve ser uma política permanente alertar as equipes para o risco de mensagens de spam que, por mais tolas que pareçam, continuam sendo uma estratégia vitoriosa para o espalhamento de malwares", explica. A boa notícia é que esse tipo de malware disseminado costuma ser facilmente identificado por uma boa solução antivírus.

Como se livrar do vírus

Para neutralizar o vírus é preciso cumprir algumas etapas pois o aplicativo indesejado provavelmente aparecerá na conta de Facebook do usuário, bem como em uma extensão do navegador. Nos perfis do Facebook contaminado, a limpeza se faz a partir do comando "Configurações de Conta", onde fica a lista de aplicativos instalados para então utilizar o comando "Remover Aplicativo".

Para a limpeza do navegador é necessário acessar a "Lista de Extensões" e excluir a extensão maliciosa. Também é recomendado trocar a senha de todas as contas nas redes sociais.

Feito isso, recomenda-se efetuar um escaneamento completo com a sua solução de antivírus. Caso o usuário não tenha uma, é possível baixar versões gratuitas dos antivírus da Bitdefender no site

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail