Home > Notícias

Acionistas pressionam Apple por plano de sucessão para Steve Jobs

De acordo com uma respeitada consultoria, a iniciativa beneficiaria quem possui ações da companhia, ao oferecer um cenário claro

Macworld / Reino Unido

04/02/2011 às 18h46

Foto:

Os planos de sucessão para o Steve Jobs precisam ser revelados pela companhia, de acordo com uma das maiores empresas de consultoria de investimento do mundo. A Reuters informou que a Instituitional Shareholder Services (ISS) foi requisitada por acionistas da Apple para formular os planos.

“A ISS acredita que os acionistas seriam beneficiados ao ter um documento com a divulgação anual dos planos de sucessão. Tal documento permitiria a julgar  a prontidão e a vontade do conselho para atender às demandas de um planejamento de sucessão baseado nas circunstâncias do momento”, declarou a ISS.

A Apple recomendou que os acionistas  votem contra a essas propostas no encontro anual da empresa, que irá acontecer dia 23/02, pois acredita que esse tipo de plano daria uma vantagem aos concorrentes. Ela insiste, entretanto, que possui um plano “compreensivo” para substituir a sucessão de Jobs. O CEO, que está afastado desde o dia 17/01, foi substituído por Tim Cook, COO da Apple, que está encarregado das tarefas diárias de Jobs.

jobs-magro-300

Saúde do CEO da Apple preocupa acionistas da empresa

No entanto, a proposta dos acionistas foi feita antes dos fatos mais recentes a respeito da saúde de Jobs.  Um comunicado regulamentar da Apple enviado em 07/01 – dez dias antes da licença de Jobs – recomenda que os acionistas votem contra planos para divulgar o plano de sucessão.

“O conselho recomenda que [os acionistas] votem CONTRA a proposta intitulada ‘Alterações nas orientações da Companhia de Governança Corporativa para adotar e divulgar uma política de planejamento para a sucessão do CEO (Proposta No. 5)”, informa o documento. Adotar a Proposta No. 5 daria aos concorrentes da companhia uma vantagem injusta. Essa proposta iria tornar público os objetos e planos confidenciais da Apple; car aos concorrentes acesso a essas informações não atende aos interesses da empresa ou de seus acionistas”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail