Home > Notícias

Cobertura ao vivo do anúncio do iPhone SO 3.0

Nesta terça (17/03) a Apple anunciou detalhes sobre a nova versão do sistema operacional para seu popular celular. Saiba como foi nossa cobertura e confira os detalhes do evento

Macworld - EUA

17/03/2009 às 11h40

Foto:

Veja como foi a cobertura ao vivo da Macworld do evento para a imprensa que trouxe detalhes da nova versão do sistema operacional para o iPhone, que chega à versão 3.0.

Ela foi realizada pelos jornalistas da Macworld americana (o diretor editorial Jason Snell e o editor Dan Moren)  em tempo real, diretamente do evento, que aconteceu na própria Apple, em Cupertino, Califórnia, sem a presença de Steve Jobs, afastado por motivos de saúde.

iphone3interna

13:48  - Boa tarde e bem-vindos à nossa cobertura ao vivo do evento sobre o iPhone 3.0, direto do Apple Town Hall.

13h49 – Ao  som do que parece ser Jack Johnson, as pessoas buscam seus lugares. A apresentação já deve começar. Phil Schiller e Greg Joswiak já estão no ambiente.

13:55  - Rola "15 Step", do Radiohead. E "You, Me & The Bourgeoisie" do  The Submarines. Disseram que vai começar logo.

14:01- E aqui vamos nós. Greg Joswiak se prepara para os anúncios. Um grande número de desenvolvedores de aplicativos para iPhone estão presentes. Afinal, é um previews do iPhone 3.0. Scott Forstall vai se juntar a ele no anúncio das novidades.

14:02 – Momento retrospecto: o iPhone já está em 80 países. Nós começamos há dois anos em um país. Ele atingiu 10 milhões de aparelhos no primeiro ano calendário  terminou atingindo 13,7 milhões.

14:02 – E tem mais: as vendas de junho de 2007 a dezembro de 2008 foram de 17 milhões de aparelhos. E elas foram aceleradas com o iPhone 3G. E o iPhone não é o único produto rodando o iPhone OS. Há também o touch. No mesmo período de tempo, 30 milhões de dispositivos com o iPhone OS foram vendidos. Uma grande oportunidade para os desenvolvedores de aplicativos.

14:03 – Primeiro foi lançado o beta do iPhone SDK, há um ano. E em um ano, mais de 800 mil downloads foram realizados. Também há 50 mil membros do programa dedesenvolvimento remunerado. A maioria dos desenvolvedores, mais de 60%, são novos nas plataformas da Apple.

14:05 - Uma citação de Michel Guillemot, da Gameloft, dizendo que o iPhone é uma importante plataforma de desenvolvimento. Mais uma participação de desenvolvedores: Steve Demeter, da Trism, aparece em um vídeo falando sobre o fato de ser um gamer de longa data, entre outras coisas.

14:06 – A App Store é uma “meritocracia”, diz Demeter.

14:07  - Joz está agrecendo aos desenvolvedores por dar aos consumidores mais razões para comprar um iPhone ou um iPod touch.

14:08 – Está claro que criamos algo profundo, mas isso é só começo. Imagine aonde podemos chegar nos próximos meses.  Joz apresenta Scott Fortall para falar sobre o iPhone OS 3.0

14:08 Quem será que fez o penteado dele? Voltando ao lançamento,  ele diz que  o programa virá com recursos incríveis para os desenvolvedores e consumidores.

14:09 - O SDK, anunciado há um ano, habilitou os desenvolvedores a usar as mesmas APIs e ferramentas usadas internamente. A meta foi fazer os desenvolvedores obterem sucesso, dando a eles as melhores ferramentas, APIs e frameworks para fazer aplicativos. Gastamos o último ano para fazer o SDK ainda melhor. O iPhone 3.0 traz a nova geração do SDK.

14:10 – Mais de 25 mil aplicativos estão na loja de aplicativos atualmente. E muitas questões estão relacionadas ao processo de admissão.  Calcula-se que 96% dos aplicativos submetidos são aprovados. E 98% dos aplicativos são aprovados em sete dias ou menos. Já foram feitos mais de 800 milhões de downloads na App Store em oito meses.

14:12 – Mais de mil novas APIs para desenvolvedores. Scott vai nos falar um pouco sobre as melhorias na Appe Store, que é um grande negócio. 70% da receita vai diretamente para os desenvolvedores, que são pagos mensalmente.

14:13 – Alguns desenvolvedores procuram a Apple para dizer que há outros modelos de negócios que elas buscam: assinaturas, por exemplo. Revista estão interessadas nisso, desenvolvedores de jogos gostariam de vender fases adicionais. Outros novos conteúdos, como e-books também estão nessa lista. E todos esses modelos de compra serão suportados no iPhone 3.0, com a In-App Purchase.

14:14 – Ele está mostrando um aplicativo para revista, onde você pode comprar seis edições por U$ 4,99. E agora um game, que permite a aquisição de níveis. Agora, um guia de ruas, que permite adquirir várias vários tipos de guia de dentro do aplicativo. A história toda está linkada à iTunes Store.

14:17 – Caro leitor, esta é uma grande melhoria em termos de flexibilidade, mas isso também permite que certos provedores finalmente tirem vantagem da loja de aplicativos. Por exemplo, um jornal pode vende uma assinatura Premium via sistema do iPhone.

14:20 – Conectividade Peer to Peer – muito bom para games. Agora uma API permite que você encontre outros iPhones ou iPods na área que jogam o mesmo game, permitindo que você jogue com seus amigos em rede local. Automaticamente descobre via Bluetooth.

14: 21  - O próximo passo: acessórios. Milhares de desenvolvedores estão fazendo acessórios que trabalham com iPods e iPhones. Com o suporte do iPhone 3.0, o suporte atinge um novo nível, aom aplicativos customizados.

14:22  Outra categoria: aplicações médicas. Por exemplo um dispositivo para medir a pressão que falc com o telefone e pode ajudar a verificar sua pressão sanguínea ao longo do tempo. Então os desenvolvedores podem tirar maior proveito dos acessórios, via Bluetooth ou dock.

14:21 - Caro leitor, estamos notando um forte suporte ao Bluetooth nesta apresentação.  Finalmente!

14:22 – Próximo passo: mapas. Trabalhando com o Google para criar incríveis aplicativos de mapas. Os desenvolvedores podem incluir os mapas diretamente no aplicativo. O coração do aplicativo Maps e agora um API que permite fazer isso.

14:25 – Os desenvolvedores também podem usar a Core Location como base para aplicativos de localização. GPS, Wi-Fi e localização por celular.

14:30 - Grande sacada. Cada iPhone pode ter seu próprio sistema de navegação assim que o 3.0 chegar.

14:31 - Envio de notificações. “Vocês sabem, nós estamos atrasados neste ponto”.  “Isso estava previsto para o final do ano, mas não aconteceu. Algumas razões: com dois meses de App Store, havia cerca de mil aplicativos. Os desenvolvedores teriam que reestruturar isso e torná-los realmente escaláveis.  Agora estamos prontos.”

14:32 - E por que não processamento em background? Ele não é bom para o usuário: 1) duração de bateria (o telefone não pode hibernar).  2) Desempenho consumiu ciclos de CPU desacelerando a aplicação executa em background.

14:33 - Uma pequena empresa de desenvolvimento é chamada para fazer uma apresentação do iPhone 3.0. Vai mostrar o que ele conseguiu fazer em algumas semana.  Foco no Meebo.

14: 34 - Mais de 45 milhões enviaram 5 bilhões de mensagens ao mês por essa rede social, que agora está incorporada ao iPhone.  No palco Seth Sternberg, um dos fundadores do Meebo.

14: 35 - Ele mostra o aplicativo, que permite usar o softaware de mensagem instantânea via internet, não importa a rede de IM que você usa (AIM, MSN, Facebook, MySpace...)

14:37 - E há um sistema de notificação que pergunta a ele se pode comprar leite no caminho para casa. Esse sistema é o que faltava para o Meebo.

14:38 – O próximo é a Electronic Arts, um dos maiores desenvolvedores de games do mundo, que já tem 10 jogos na App Store

14: 39 Eles mostram The Sims e o que reservam para o iPhone 3.0. Mostram um sim chamado Scott. Ele pode ouvir músicas da biblioteca do iPod diretamente em seu aparelho de som.

14:42 - Na sequência vem a Oracle, que mostra um alerta via iPhone que notifica o usuário sobre a falta de produto em estoque. O aplicativo Mobile Sales ajuda a entrar em contato com o fabricante e envia também e–mails.

14: 45 - A ESPN, que envia 50 milhões de alertas aos fãs de esportes, afirma que o iPhone 3.0 SDK pode ajudá-la.  Com o novo video player, o internauta não precisa mais visitar o site da empresa e baixar o vídeo. Agora a ESPN pode entregá-lo. O player otimiza a qualidade de acordo com a conexão. E pode integrar o conteúdo com o oferecido via mobile, como estatísticas, análises, etc.

14:50 -  A ngmoco é uma das empresas que sobe ao palco. E ele se chama Neil Young! Mas aquele Neil Young. Mas um que desenvolve games para iPhone. Ele destaca que o iPhone é uma grande plataforma porque está sempre com você, sempre ligado, sempre conectado. “Hoje vamos mostrar dois games que tiram vantagem da nova SDK do iPhone 3.0”. Um é TouchPets, um simulador de animais e o outro é LiveFire, jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa que roda sobre Wi-Fi ou 3G.

15:03 - Mas o iPhone 3.0 não é apenas para os desenvolvedores. Ele também é para o usuário. E há mais de 100 novos recursos. FINALMENTE ! COPIAR E COLAR! Aplausos para o anúncio. E Scott  começa  a demonstração dos recursos com o uso de e-mail e entre aplicativos.

15:09 E tem mais: fotos. Agora você pode enviar várias imagens. Entre no álbum, vá ao modo de seleção, escolhe multiple photos, corte e cole no Mail.

15:12 - Scott fala sobre o Messages. O aplicativo de mensagens agora pode encaminhar e apagar mensagens, individualmente ou em blocos. Mas a grande novidade é o suporte a MMS.  Você pode enviar e receber fotos, contatos, arquivos de música e localizações.

15:16 - Busca! O iPhone 2.0 inclui suporte para busca em contatos. Os usuários amaram. E agora eles estão acrescentando a busca a várias aplicações importantes, começando com o Mail.  E dá para continuar buscando no servidor, se ela não estiver no seu iPhone (suporta Exchange e a maioria dos servidores IMAP).  Também traz busca para o  Notes, Calendar e até no iPod. 

15:21 - Logicamente, são apresentados apenas  alguns dos  cem novos recursos. Alguns deles: agora ele sincroniza com Mac ou PC via iTunes. Outras coisas: Wi-FI auto login, Stereo Bluetooth, suporte a contas do YouTube, novos idiomas, autopreenchimento, antiphishing, controle aprimorado para os pais e muito mais.

15:25 - Scott e Joz preparam-se para falar sobre os detalhes, como disponibilidade. O Developer beta já está disponível. Basta ser membro do programa de desenvolvedores para iPhone.  Os fóruns para desenvolvedores também já estão disponíveis. O iPhone 3.0 foi desenvolvido para ser compatível, mas os desenvolvedores devem iniciar seus testes.

15:27 - E para os usuários? Chega no verão americano (nosso inverno). Gratuito para todos os usuários do iPhone 3G.  E também roda no iPhone original, mas sem todos os recursos. Haverá update também para iPod touch (US$ 9,95).

15:30 - Começam as perguntas dos jornalistas. Com muitos "nada a anunciar para hoje", os executivos descartam novidades em matéria de novo hardware, sobre novos netbooks, adoção de Flash...

O anúncio de hoje foi animador, mas muitos dos nossos desejos ficaram de fora de lista...

Obrigado pela audiência e até o próximo evento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail