Home > Notícias

Acompanhe a cobertura ao vivo do evento da Apple sobre música

Internautas podem conferir as novidades diretamente de São Francisco, nos EUA, a partir das 14 horas; Macworld conta com dois jornalistas no evento

Jason Snell e Dan Frakes - Macworld/EUA

09/09/2009 às 13h42

Foto:

Hoje (9/9), a partir das 14h, Macworld Brasil realiza a cobertura ao vivo do evento da Apple sobre música, que acontecerá nos Estados Unidos. As informações serão fornecidas pelo diretor editorial da Macworld americana, Jason Snell, e pelo editor sênior da publicação, Dan Frakes, diretamente do Yerba Buena Center, em São Francisco.

São aguardados novos modelos de iPods (a Apple acaba de cortar os preços dos modelos atuais), com recursos como câmera fotográfica, e uma nova versão do iTunes. E as especulações falam até sobre a apresentação de um suposto tablet da Apple e da volta de Steve Jobs ao palcos.

Acompanhe abaixo as informações mais importantes sobre o evento:

eventoapple300

Evento da Apple: notícias a partir das 14h

13h55 – Os momentos que antecedem o evento são movidos a rock, claro. Rola The Who e logo depois tocam Jimi Hendrix.

14h00 - As luzes ficam mais fracas, começa a tocar "It's Only Rock 'n Roll", dos Rolling Stones, tema do evento. Steve Jobs está no palco.

14h02 -

Steve Jobs, principal executivo da Apple: "Estou muito feliz por estar aqui hoje com vocês. Como vocês sabem, há cinco meses eu passei passei por um transplante." Ele agradece a todos os integrantes da comunidade Apple por sua preocupação e a Tim Cook (executivo que comandou a empresa no período que ele esteve fora)."

jobs.jpg
Steve Jobs: executivo volta aos palcos após cirurgia

14:04 - "Bem, eu estou de volta à Apple e amando cada minuto disso, trabalhando com gente talentosa para trazer ótimos novos produtos. Isso é maravilhoso."

14h05: "Nós vendemos 30 milhões de iPhones. E um dos motivos é a App Store, que conta com 75 mil aplicativos. Os usuários baixaram mais de 1,8 bilhão de aplicativos. E esse número não inclui os updates (atualizações). Se contarmos os updates, o número seria muitas vezes maior", destaca.

14h06 – "Hoje temos algumas novidades para o iPhone e iPod touch, como iPhone 3.1 (atualização do sistema operacional), com vários novos recursos e correções de bugs.

14h07 – Entre as novidades estão ringtones no iTunes. E o iPhone 3.1 já está disponível para download para quem tem a versão 3.0.

14h10 - Agora vamos passar para a música. O iTunes já é o principal “vendedor” de música no mundo. Vendeu 8,5 bilhões de canções, segundo Jobs.

14h11 - “Hoje, estamos lançando algo muito bom, o iTunes 9”, diz Jobs.

14h12 - Entre as novidades do iTunes 9 estão o Genius Mixes. Segundo Jobs, o recurso leva o iTunes para uma nova era, com novos recursos para criar bibliotecas (listas) e função que permite mixar canções, como um DJ.

14h15 - Mais do iTunes: sincronização melhorada. Ele traz uma nova tab que permite localizar playlists, artistas e gêneros e sincronizar automaticamente.  E isso também serve para fotos, que podem ser exibidas no iPhoto.

14h17 – A iTunes Store (loja de aplicativos online) foi remodelada. Traz novas páginas de artistas, melhor navegação, novas páginas para filmes. “Com um layout muito mais limpo”, diz Jobs. Agora ela traz o iTunes LP. “Porque alguns de nós é velho o suficiente para comprar LPs”, completa.

14h17 – O executivo convida Jeff Robbin (criador do iTunes) para dar uma demonstração do novo  iTunes 9.

14h18 – A visualização de aplicativos no iTunes agora permite clicar e arrastar os aplicativos para organizá-los de maneira diferente e inclui recurso aprimorado de busca.

14h23 - Começa a demonstração do iTunes LP: clicam em The Doors, surge um grande menu em estilo de DVD, com músicas, execução de faixas e função de scroll (rolagem) para as letras das canções. Há, também, uma galeria de fotos e vídeos.

14h27 -  Jobs volta ao palco e anuncia que o iTunes 9 já está disponível gratuitamente para download em Apple.com.

14h28  - Agora vamos passar para o iPod. Phil Schiller (vice-presidente sênior da Apple) é chamado ao palco para falar sobre as novidades.

14h28 - Schiller no palco. Segundo ele, foram vendidos 225 milhões de iPods até hoje, “um dos maiores sucessos na história”, diz. Segundo ele, o produto tem 73,8% de participação no mercado americano, seguido pela Sandisk, com 7,2% e pela Microsoft, com 1,1%.

14h30 - Os executivos falam sobre as vendas do iPod touch (20 milhões de unidades), sobre seus recursos e sobre a presença dos games nessa plataforma, na qual a “Apple investe fortemente como uma plataforma para jogos”.

14h49 - São exibidas demonstrações de games como Assassin’s Creed e Madden NFL 10.

14h52 - Schiller fala sobre a redução de preços do iPod touch e sobre as novas versões. Os modelos com 64 GB e 32 GB, além da capacidade, agora são 50% mais rápidos, segundo ele. A versão de 64 GB custa 399 dólares, a de 32 GB sai por 299 dólares e a de 8 GB requer 199 dólares.

14h54 - Também temos novas versões do iPod classic (sim, ele continua vivo). Ele ganha uma versão de 160 GB, com o mesmo preço que era cobrado pela versão anterior (de 120 GB).

14h55 – iPod shuffle. O “menor player de música do mundo” ganha cores (preto, prata, verde e azul) e agora custa 59 dólares por 2 GB. Com 4 GB ele custa 79 dólares. E ganha uma edição especial de 4 GB com corpo em aço escovado.

14h58 – E isso é tudo sobre iPod (por enquanto). Steve Jobs volta ao palco. “Novo iTunes, novos iPods, mas temos mais uma coisa: uma câmera de vídeo.” Temos visto a explosão do uso de vídeos na internet com o YouTube. E de onde eles surgem? De pessoas como nós, que estão utilizando câmeras pessoais (ele mostra uma imagem da Flip, que tem 4GB e custa 149 dólares). "E esse mercado está em ebulição e nós queremos estar nele", explica.

15h00 – "Vamos começar com uma unidade de 8 GB e vamos baixar o preço de 149 dólares para nada. Como? Vamos incluir uma câmera de vídeo dentro do iPod Nano, com microfone e alto-falante", destaca Jobs. "Ou seja, cada iPhone nano passa a ser uma fantástica câmera de vídeo."

15h05 – Ele acrescenta que é muito fácil enviar seus vídeos para o computador ou publicá-los no YouTube. Jobs destaca que o aparelho traz uma “grande” tela de 2,2 polegadas, o mesmo formato e dimensão, e tem dois modelos: 8 GB (149 dólares) e 16 GB (179 dólares).

15h07 – Jobs afirma que teve grandes profissionais envolvidos nos lançamentos de hoje e afirma que, como o público, eles também gostam de música.  “Esse é o motivo principal de fazermos isso (os produtos). E nada melhor que lembrar disso com um show ao vivo.” Ele convida Norah Jones para subir ao palco.

15h16 – Jobs volta ao palco, aplaude, beija Norah e agradece aos participantes do evento: “obrigado por virem e vejo vocês em breve”.

E isso é tudo. Obrigado por acompanharem nossa cobertura especial.








Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail