Home > Notícias

Acordo entre Nokia e Microsoft amplia oferta de aplicativos no Symbian

Dentre os aplicativos, destacam-se a suíte Office Mobile, Exchance Active Sync e SharePoint Services.

Rodrigo Afonso, da COMPUTERWORLD

12/08/2009 às 12h39

Foto:

A Nokia e a Microsoft anunciaram nesta quarta-feira (12/8), em conferência pela web, aliança para o desenvolvimento de aplicações para celulares. Pelo acordo, as ferramentas de produtividade, comunicações unificadas e colaboração da fornecedora norte-americana de software terão versões para o Symbian, da fabricante finlandesa de aparelhos móveis, com foco no mercado corporativo.

Ferramentas como o Exchange Active Sync, Office Mobile, SharePoint Services e System Center já possuem versões para Symbian em fase avançada de desenvolvimento, mas as empresas esperam que o acordo se expanda para outras áreas de comunicação e colaboração ao longo do tempo.

Segundo o presidente da divisão de negócios da Microsoft, Stephen Elop, o acordo não representa desaceleração alguma no processo de desenvolvimento do Windows Mobile, versão para smartphones do sistema operacional da Microsoft. “As organizações precisam de soluções distintas para tipos diferentes de negócios. O acordo com a Nokia não substitui tecnologia alguma, apenas amplia a possibilidade de escolha dos consumidores”, afirma.

O vice-presidente de dispositivos da Nokia, Kai Öistämö, disse que a fabricante e a Microsoft compartilham um número muito grande de clientes corporativos, fator que justifica o investimento na parceria.

“Com o acordo, mais empresas poderão conectar seus colaboradores em ambientes completamente móveis e colaborativos”. Com a iniciativa, a Microsoft passa a contar com um mercado potencial de 200 milhões de smartphones Nokia em operação no mundo, número fornecido por Öistämö.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail