Home > Dicas

Acrescente narração a um clipe que exibe suas fotos digitais no PC

Windows Movie Maker, incluso no XP, consegue dar conta do recado.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

19/06/2009 às 15h06

narracao150.jpg
Foto:

narracao150.jpgExistem inúmeras ferramentas que se pode usar para acrescentar uma narrativa a um clipe (ou slideshow) com, digamos, as fotos de suas férias. Mas o que você irá encontrar aqui é como fazer isso utilizando o Windows Movie Maker.

Por que o Movie Maker? Porque provavelmente você é usuário do Windows XP ou do Vista e você já tem ele instalado em seu computador.

Para carregar o programa, clique em Iniciar, Programas e escolha o Windows Movie Maker. Clique em Importar imagens. Selecione as fotos que deseja na caixa de diálogo que for aberta.

Leia também: 
>> Transforme o acervo multimídia do PC em uma coleção de DVDs
>> Digitalize arquivos antigos para não perder sua memória multimídia
>> Grátis: boas opções para manipular suas fotos e vídeos

Caso esteja rodando o Windows Vista e ao abrir o Movie Maker aconteça um erro, você deverá fazer o download do Windows Movie Maker 2.6 para resolver isso.

movie_maker_01.jpg

Depois, arraste as imagens selecionadas para o painel Storyboard/Linha do tempo, na parte inferior da janela do Movie Maker.

Caso você utilize o Windows Photo Gallery ou o Windows Live Photo Gallery para organizar suas fotos, há uma forma melhor de começar. Basta selecionar as imagens desejadas na galeria e clicar em Make a Movie (Windows Photo Gallery) ou Make, Make a Movie (Windows Live Photo Gallery). Qualquer das ferramentas irá carregar o Windows Movie Maker, importar as imagens para lá e colocá-la no painel Storyboard/Linha do tempo para você.

Uma vez que as imagens estejam na linha do tempo, você poderá reorganizá-las, remover as que não se deseja mais e adicionar efeitos de transição e, caso esteja utilizando o modo Linha do tempo ajustar o tempo de exibição de cada individualmente. Você sabe que está nesse modo porque há uma régua de tempo abaixo das miniaturas das imagens, além de um botão que muda para o modo Storyboard.

movie_maker_02.jpg

Você vai precisar de um microfone conectado ao PC para gravar a narração deseja. Agora basta selecionar Ferramentas, Narrar Linha do Tempo (ou clicar no botão com a imagem do microfone no painel de Linha do tempo), ajuste o volume da gravação e clique em Iniciar Narração. Ao final da gravação, clique em Parar Narração. Outras opções estão disponíveis nesse momento. Vale conhecer e experimentá-las, se quiser.

movie_maker_03.jpg

Ao final do seu projeto, você poderá reproduzir o ‘filme’ criado no próprio Movie Maker – seja numa tela pequena ou no modo tela cheia. Entretanto, caso queira compartilhar sua criação, será necessário converter o slideshow para outro formato.

Na parte inferior do painel da esquerda você vai encontrar uma série de dicas que vão auxiliar na inserção de títulos, efeitos e transições, bem como ajuda para salvar e compartilhar o clipe criado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail