Home > Notícias

Activision quer fechar site que faz piada com “Modern Warfare 3”

Empresa entrou com ação nos EUA alegando que página faz uso indevido de nome de domínio para fazer propaganda de game rival e manchar seu nome.

PC World / EUA

18/07/2011 às 14h12

Foto:

Um site que faz piada com o aguardado game “Modern Warfare 3”, cheio de propagandas a favor do rival “Battlefield 3”, tirando sarro dos fãs da famosa série de games de guerra, tornou-se alvo da produtora Activision, que quer fechá-lo – tanto que a empresa entrou com uma ação pelo nome de domínio do site no National Arbitration Forum (NAF), que se descreve como uma alternativa a litigação e é especializado na resolução de disputas de nomes.

A ação foi movida contra o dono do site – registrado em março de 2009 – que chegou a redirecionar automaticamente os visitantes para o site do rival “Battlefield 3”, da EA (atualmente a página voltou a “apenas” fazer piada com “Modern Warfare 3”).

“Atenção: esse site está sob vigilância”, declara o site em letras vermelhas no topo da página, enquanto carrega um trecho do filme “A Vida de Brian”, do “Monty Python, mas com trechos dublados de “Modern Warfare” e “Modern Warfare 3”. 

Depois, o site continua “Modern Warfare está de volta. Em 8 de novembro de 2011, a série de tiro em primeira pessoa mais super-valorizada da história retorna com a sequência ‘copia e cola’ do game sem brilho ‘Call of Duty: Modern Warfare 2.” A página atualmente possui cerca de 17 mil fãs no Facebook.

Segundo a ação da Activision, publicada pelo site Fusible.com na última sexta, 15/7, a produtora teve de pagar 2.600 dólares para ter a disputa revisada por três participantes do NAF, e descreve sua franquia “premier” (Modern Warfare) como tendo “gerado receitas gerais de 1 bilhão de dólares em vendas”, admite ter gastado a quantia de 24 milhões de dólares em publicidade até hoje. A Activision ainda alega que o site é essencialmente feito para promover o “Battlefield 3” e “enganosamente mancha a imagem da empresa”.

Os pontos mais difíceis para a produtora nesse caso parecem ser provar que “o registrante não possui nenhum direito ou interesse legítimo no nome de domínio” (o registrante alega que ModernWarfare 3.com é um “site de fãs”) e que “o registrante registrou o nome de domínio e agora está usando-o de má fé.”

gamesshutter_625.jpg

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail