Home > Notícias

Add-on para Firefox melhora o acesso de cegos à internet

LowBrawse, para o Firefox 3, permite acesso simultâneo à página original e à adaptada a usuários com perda de visão.

Network World/EUA

10/09/2008 às 12h33

Foto:

Usuários de internet com deficiência visual conseguirão navegar na web de maneira mais fácil com um novo add-on do Firefox 3, que torna as páginas comuns mais acessíveis.

O add-on chamado LowBrawse é o primeiro programa a permitir que as pessoas com perda de visão severa ou moderada "tanto vejam as páginas como o autor a desenvolveu quanto leiam o texto dessas páginas adaptados às suas necessidades visuais", disse a Lighthouse International, organização criadora do programa.

Muitos programas pré-existentes permitem que pessoas completamente cegas naveguem pela web, lendo os textos e descrevendo as imagens em voz alta.

Com o LowBrowse, os usuários podem configurar suas preferências para tamanho da fonte do texto, contraste de cor e espaçamento de letras. Essas preferências são salvas e mantidas para todos os sites visitados.

Os usuários podem também aumentar as imagens simplesmente segurando um botão e movendo o mouse. Um usuário com deficiência ocular grave pode aumentar a acessibilidade do LowBrowse com a saída de fala e ainda visualizar simultaneamente a página web original, além de acessar o texto em uma página separada, o que permite aos deficientes visuais terem acesso ao mesmo conteúdo de usuários sem deficiências.

O download do LowBrowser está disponível gratuitamente no site do programa. Os usuários do Firefox devem ter a versão 3 do navegador para então instalar o add-on. Em algumas semanas, o LowBrowser também estará disponível no site de add-ons da Mozilla, segundo a Lighthouse.

Baseado em tecnologia open source, o LowBrowse foi desenvolvido pela Lighthouse com o auxílio do National Eye Institute.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail