Home > Dicas

Adicione um dicionário online ao Ubuntu no PC

Quem está acostumado a contar com um dicionário online no Windows, pode sentir falta da ferramenta ao usar o Linux.

Keir Thomas, da PC World/EUA

25/02/2010 às 8h34

linux_ferramenta_150.jpg
Foto:

linux_ferramenta_150Ao navegar na web por sites em inglês, vez por outras nos deparamos com palavras novas e cujo significado não pode ser facilmente compreendido a partir do contexto. Ferramentas de tratução automática ajudam, como o Google Tradutor, mas você deve levar o conteúdo desejado até o site do Google para obter a informação desejada.

Poder contar com um dicionário eletrônico integrado às diversas ferramentas que se usa no PC ajuda e muito, mas isso em geral só está disponível para Windows e Mac. Com ele, basta selecionar a palavra sobre a qual se está em dúvida quanto ao significado a partir de qualquer programa em uso e clicar no ícone do dicionário que costuma ficar lá, na barra de ferramentas. Uma janela de browser então será aberta e o significado da palavra exibido. Isso, claro, se você estiver usando o Windows.

Mas e quem usa uma distribuição Linux, que fazer? Para adicionar um dicionário ao seu desktop com o Ubuntu, por exemplo, utilize o applet Googlizer, que pode  ser instalado a partir do Synapctic Package Manager. Caso não consiga localizar o Googlizer na interface gráfica da ferramenta, abra uma janela de terminal e digite: sudo apt-get install googlizer para, automaticamente, localizar e instalar o dicionário.

Leia também: 
>> Cinco motivos que fazem  Ubuntu 9.10 melhor que o Windows 7
>> Dez tecnologias que precisam urgentemente de padronização
>> O que um Symbian open source pode significar para o mercado
>> Windows: 40 dicas de hardware, software e configuração

Esse applet foi desenhado para realizar uma busca instantânea na web, utilizando o Google, mas o usuário pode modificá-lo para utilizar buscas em dicionários.

Uma vez instalado o Googlizer pelo Synaptic, arraste seu ícone que está no menu Applications, Internet para um local vazio da barra de ferramentas. Depois, clique com o botão direito sobre ele e selecione Properties.

No campo Command, modifica a linha para o seguinte conteúdo: googlizer --url http://www.merriam-webster.com/dictionary/ (note que  existem dois traços antes da palavra URL; eles devem ser digitados também).

Ao usá-lo, o termo selecionado é automaticamente colado ao buffer de seleção, ao final da URL, quando se clica no botão do Googlizer. No caso do sit  Merriam-Webster (usado no exemplo acima), tudo funcionou perfeitamente. A busca do significado da palavra “orange” neste site gera a seguinte URL http://www.merriam-webster.com/dictionary/orange.

Caso conheça outro dicionário online, verifique como é construída a URL de busca e substitua no comando acima. É provável que funcione também.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail