Home > Notícias

Adobe abandona Flash Player em dispositivos móveis

Companhia anunciou decisão em seu blog oficial. Flash Player 12 será focado nos PCs, e empresa aposta no HTML5 em dispositivos móveis.

IDG News Service / EUA

09/11/2011 às 12h08

Foto:

Como sugeriam os rumores, a Adobe informou nesta quarta-feira, 9/11, que encerrará o desenvolvimento do Flash Player para navegadores em aparelhos móveis e vai focar seus esforços no HTML5, de acordo com informações publicadas no blog oficial da empresa

No texto, a companhia afirma que a mudança permitirá um aumento de investimentos no HTML5, que define como “a melhor solução para aparelhos móveis”, e inovar com o Flash onde ele mais pode ter impacto na indústria: games e vídeos mais complexos. “Nosso trabalho futuro com Flash em aparelhos móveis será focado em habilitar os desenvolvedores para condicionar apps nativos com o Adobe AIR para as maiores app stores do mercado”, afirma a companhia no comunicado.

 “Não vamos mais adaptar o Flash Player para aparelhos móveis para novos navegadores, versões de sistema ou configurações de aparelho. Nós vamos obviamente continuar a suportar as configurações atuais de aparelhos com soluções de bugs críticos e atualizações de segurança. E também vamos permitir que nossos licenciadores de código fonte continuem trabalhando e lançando suas próprias implementações.”

No final do comunicado, a Adobe confirma que já trabalha no desenvolvimento do Flash Player 12 e se diz “super animada com as próximas gerações do HTML5 e do Flash”.

Vale lembrar que o ex-CEO da Apple, Steve Jobs, sempre foi contra a presença do Flash em aparelhos móveis, vetando o formato desde o início no iPhone, iPad e iPod Touch.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail