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Adobe abandona o beta e acrescenta versões pagas do Acrobat.com

Serviço oferece editor de textos, de apresentações, de reuniões online e recursos de colaboração; versão gratuita ainda existe.

IDG News Service/EUA

15/06/2009 às 9h30

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A Adobe Systems anunciou que tirará o serviço de colaboração Acrobat.com da versão de testes e oferecerá assinaturas pagas para fornecer o que a empresa espera que seja uma nova maneira de usuários colaborarem coletivamente na criação de um documento.

A companhia está introduzindo um serviço de tabelas online chamado Acrobat Tables, que poderá começar a ser utilizado nesta segunda-feira (15/06), afirmou o diretor de desenvolvimento de produto da Acrobat.com, Erik Larson.

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Outros serviços, já disponíveis, são um editor de textos online, chamado Buzzword; uma aplicação para reuniões online, o Adobe Connect Now; e um serviço online para apresentações, chamado Presentations.

O Acrobat.com compete com suítes de produtividade como o pacote Office (Microsoft) ou o Lotus (IBM) e pertence a uma categoria de serviços web que vem ganhando relevância e tem o Google como principal fomentador com seu Google Docs.

Dada sua tradição na criação e gerenciamento de documentos digitais, a Adobe tem uma posição privilegiada para rivalizar com o Office entre clientes corporativos, público que o Acrobat.com tenta atingir.

A Adobe vem oferecendo duas assinaturas para o Acrobat.com. A Premium Basic custa 14,99 dólares mensais (149 dólares por ano) e inclui a conversão de até 10 arquivos PDF por mês, assim como reuniões online com até 5 participantes. A versão Premium Plus custa 39 dólares mensais (399 dólares por ano), oferece conversões ilimitadas de PDFs e promove reuniões online com até 20 participantes. A Adobe manteve uma versão gratuita do Acrobat.com.

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