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Adobe adere ao serviço del.icio.us para agregar tutoriais de seus produtos

Página com favoritos inclui mais de 1,4 mil sites com conteúdos explicativos, tendência conhecida coomo 'crowdsourcing'.

Lygia de Luca, repórter do IDG Now!

12/03/2009 às 10h31

Foto:

redesocial_criativa_88.jpgA interação entre marcas e clientes ficou mais fácil com as ferramentas sociais, como Twitter, Flickr e YouTube. Algumas empresas vão além do blog corporativo para usar estes serviços, aproveitando-se de sua popularidade, para registrar sua presença entre seus consumidores.

Como gastar pouco para indicar a seus potenciais
clientes as melhores formas de usar seus produtos? A Adobe percebeu o
alto interesse de usuários que compravam seus softwares para edição
gráfica e de vídeo e apelou para uma iniciativa simples, barata e
bastante efetiva.

Mais cases de sucesso:
> Dell
> EMC
> Ford
> Skittles
> Zappos

Parte do Adobe Design Center, que traz tutoriais e explicações detalhadas sobre os produtos, o Dialog Box
agrega conteúdo criado por consumidores com o mesmo objetivo de ensinar
outros usuários sobre o uso das ferramentas em softwares como After
Effects, InDesign, Illustrator e, claro, Photoshop.

A página no del.icio.us da Adobe
já conta com mais de 1,4 mil páginas que levam a conteúdos explicativos
dos seus próprios produtos, um uma tendência online identificada como
"crowdsourcing" - invés de se ocupar com todas as tarefas, deixe que
sua comunidade faça (com qualidade) algumas delas.

Dentro do próprio Design Center,
a Adobe mantém a nuvem de tags proveniente das páginas salvas a partir
do trabalho dos usuários como forma de  oferecer um guia melhor àqueles
que buscam algum tipo de "tutorial-cidadão" sobre os produtos da
companhia.

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