Home > Notícias

Adobe Illustrator ganha opção de exportação para HTML5

Novo pacote permitirá que os designers possam criar uma interface para web de seus desenhos, além de plataformas de impressão.

IDG News Service (Nova York)

13/09/2010 às 13h46

Foto:

A Adobe Systems anunciou nesta segunda-feira (13/9) o lançamento de um pacote adicional para o editor de design Illustrator CS5, que permitirá aos desenvolvedores exportar seus desenhos para plataforma Web – incluindo o mobile – utilizando o HTML5.

Com esses recursos, os designers poderão criar uma exibição visual e exportá-la para várias plataformas web, incluindo smartphones e tablets, bem como mídia impressa, disse David Macy, gerente de produtos sênior da Adobe.

O pacote possibilita a criação de projetos usando o CSS (Cascading Style Sheets) versão 3, assim como o HTML5 Canvas e o SVG (Scalable Vector Graphics), com formato de imagem XML.

O pacote Adobe HTML 5 mostra que a empresa, ao mesmo tempo que posiciona o seu formato Flash como uma forma de trazer riquezas de funcionalidade para a Web, também reconhece o potencial do HTML 5.A Apple, por exemplo, se recusou a apoiar o Flash em seu dispositivos eletrônicos, em favor do HTML5 (embora, recentemente, tenha se retratado levemente, permitindo a utilização de compiladores de plataforma cruzada para reconstruir arquivos Flash em código nativo dos seus gadgets).

Ao usar o CSS, os designers podem exportar uma página que criaram no Illustrator para uma página web. O CSS captura muitos recursos do Illustrator, para que os designers possam avançar ou retroceder entre uma versão Web criada por eles e a original. Esse recurso pode reduzir drasticamente o tempo necessário para projetar um produto para múltiplas plataformas, disse Macy.

Ao utilizar os elementos SVG e Canvas, os designers podem também adicionar dados e elementos interativos para suas imagens. Já com o SVG, os usuários podem fazer um zoom em uma imagem para visualizar mais detalhes.É possível também fazer com que cada pixel seja “reativo”, o que significa que um fluxo de trabalho pode ser acionado se o usuário clica sobre o pixel. Usando essa abordagem, é possível criar uma página da Web que permite ao usuário escolher a cor de fundo e cor do logotipo de uma camiseta, por exemplo.

Para implantar o pacote HTML5, os usuários devem ter a versão 15.0.1 do Adobe Illustrator CS.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail