Home > Notícias

Adobe lança beta do CoCoMo, serviço para criação de recursos sociais

Projeto permite que desenvolvedores incluam recursos colaborativos em aplicativos criados com ferramenta Flex.

IDG News Service/EUA

18/11/2008 às 9h16

Foto:

A Adobe lançou, na segunda-feira (17/11), o beta público do CoCoMo, serviço em cloud computing que os desenvolvedores podem usar para a inclusão de conferências de vídeo, VoIP e outros recursos de colaboração em aplicativos criados com as ferramentas do Flex Builder, que torna a criação de interfaces mais intuitiva.

O CoCoMo é um exemplo de como a Adobe une cloud computing e softwares instalados nas máquinas de seus usuários com ferramentas para entrega de conteúdo e desenvolvimento de aplicativos, diz o Chief Technology Officer da empresa, Kevin Lynch.

“Nossa visão é de que deve haver um balanço dos dois, não totalmente no PC do usuário e nem totalmente nas 'nuvens'”, afirma.

Os serviços CoCoMo são hospedados nos servidores da Adobe e têm como alvo os desenvolvedores que desejam adicionar recursos de compartilhamento e colaboração a um aplicativo.

Além de VoIP e conferência por vídeo, os serviços incluem compartilhamento de arquivos, e chat, por exemplo. O CTO afirma que o CoCoMo vai de encontro, além de cloud computing, a 'aplicativos sociais', que a empresa também tem sob sua mira.

A Adobe ainda não tem data de lançamento oficial ou modelo de preços para o CoCoMo, diz Lynch. “Em 2009 você verá, com base em feedbacks dos usuários, vários modelos de pagamento.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail