Home > Notícias

Adobe lança beta do Lightroom 2.0

Programa de gerenciamento de imagens suporta Macs Intel de 64 bits com OS X 10.5.

Macworld/EUA

02/04/2008 às 11h38

Foto:

A Adobe lançou nesta quarta-feira (02/04) o beta da versão 2.0 do Photoshop Lightroom, software profissional de gerenciamento de imagens que agora oferece suporte a Macs equipados com processadores Intel de 64 bits e rodando Mac OS X 10.5.

“Com este beta queremos encorajar a comunidade de usuários do Lightroom a opinarem sobre o produto e suas novas funcionalidades", diz Tom Hogarty, gerente de produtos do Photoshop Lightroom da Adobe.

Novas ferramentas como a Suggested Keyword ajudam o usuário na chata tarefa de acrescentar tags às imagens.O aplicativo sugere palavras-chave baseadas naquelas que ele está habituado a usar. Por exemplo se você costuma tirar fotos na praia com seu cão, é provável que ao digitar a palavra "praia", a próxima palavra sugerida pelo Lightroom seja "cão".

lightroom_library
Uso de tags: recurso Suggested Keyword oferece palavras baseado nos hábitos do usuário

Outro recurso interessantes desse beta é a ferramenta Smart Collections. Ela autaliza automaticamente coleções de imagens usando critérios como palavra-chave e metadados; seu funcionamento é semelhante ao que o Smart Playlists realize no iTunes.

A Adobe finalmente incluiu um recurso há muito esperado no Lightroom, que agora passa a suportar dois monitores. Além disso, o modo Develop foi atualizado para conseguir corrigir partes específicas de uma imagem sem afetar outras áreas.

lightroom_dev
Develop: corriga partes da imagem sem afetar outras áreas

O Lightroom 1 foi lançado pela Adobe em janeiro de 2006 como um beta público; a versão final do software chegou um mês depois. O beta 2 do Lightroom 2.0 está disponível para download gratuito com validade de 30 dias. Usuários do Lightroom 1.0 poderão testar a versão beta até agosto de 2008 e podem convidar amigos para usarem o software durante esse período também.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail