Home > Notícias

Adobe lança ferramenta de desenvolvimento para tablets e TVs

AIR 2.5 será utilizada para criar aplicativos para aparelhos como o PlayBook da RIM, televisores Samsung e smartphones Android

Daniel dos Santos, Now Digital

25/10/2010 às 15h53

Foto:

A Adobe lançou hoje (25/10), durante o evento Adobe MAX (conferência mundial para desenvolvedores promovida pela empresa em Los Angeles, nos EUA) a ferramenta Adobe AIR 2.5, software para a criação de aplicativos para tablets, smartphones e aparelhos de TV. A novidade foi apresentada pelo CTO da empresa, Kevin Lynch, que destacou a necessidade de desenvolver conteúdo para os vários formatos de tela disponíveis.

O AIR faz parte da plataforma Flash e, com a nova versão, permite o desenvolvimento de aplicativos para equipamentos como o novo tablet da RIM, o PlayBook, além de aparelhos que usem sistemas operacionais como Android e iOS, ou mesmo desktops com Windows, Mac OS ou Linux.

Segundo a Adobe, com a ferramenta será possível utilizar o código de aplicativos já existentes para criar os softwares para essas várias plataformas.

Entre as empresas que vão tirar proveito dessa tecnologia, a Samsung será a primeira a fabricante de televisores a integrar suporte ao AIR 2.5 em suas TVs, sem anunciar uma data específica. Já Acer, HTC, Motorola e RIM devem suportar essa plataforma em tablets e smartphones a partir do final de 2010.

*Daniel dos Santos viajou para Los Angeles a convite da Adobe

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail