Home > Notícias

Adobe lança ferramenta para converter Flash em HTML5

Com o apelido de Wallaby, o aplicativo levará conteúdo Flash ao sistema móvel iOS, do iPhone, iPad e iPod Touch.

IDG News Service

09/03/2011 às 9h33

Foto:

A Adobe acaba de lançar uma ferramenta experimental capaz de converter Flash para HTML5, que recebeu o apelido interno de Wallaby.

Ela foi disponibilizada à comunidade de desenvolvedores por meio do Adobe Labs, site da empresa com tecnologias em testes.

O software é um aplicativo multiplataforma Adobe AIR que permite aos usuários converter arquivos de saída Flash (FLA) para HTML5, automaticamente, com um simples gesto de “arrastar e soltar”. O download é gratuito.

O Wallaby, que teve uma prévia exibida em 2010 na conferência para desenvolvedores Adobe Max, é um dos destaques do evento sobre Flash FITC, realizado em Armsterdam.

“Estamos disponibilizando isso gratuitamente no Adobe Labs como uma tecnologia experimental; é algo que queremos dar continuidade e receber retorno dos nossos consumidores, afirmou o gerente sênior de produtos do Flash Professional, Tom Barclay.

O lançamento é especialmente importante para a comunidade Mac, já que a tecnologia permitirá acessar conteúdos feitos em Flash em dispositivos iOS como o iPad ou iPhone.

A ferramenta suporta recursos como vetores e imagens, texto clássico, keyframes, clipes de filme e gráficos, botões rollover e nomes de instância.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail